Na trama de Terra e Paixão, Antônio fez uma descoberta chocante ao flagrar Irene (Gloria Pires) e Vinícius (Paulo Rocha) na cama de um motel de baixa categoria, despidos, o que desencadeou sua ira diante da traição.
Quase tendo um incidente com o fazendeiro, o geólogo optou por uma fuga frenética, percorrendo as ruas da cidade vestindo apenas roupas íntimas.
Nos próximos capítulos, o amante de Irene buscará refúgio na densa vegetação da mata, em um esforço para evitar um confronto potencialmente letal, mas, lamentavelmente, acaba sendo localizado e capturado por Antônio.
Antes de disparar o projétil que mudaria o destino de seu rival, Antônio lançou um ultimato ameaçador: “Agora, não há mais saída para você.”
Completamente determinado a “dar fim” ao problema, Antônio, furioso com a escapada de Vinícius do motel, contata Ramiro (Amaury Lorenzo) e mobiliza seus capangas em uma busca frenética pela cidade para localizar o geólogo.
Ele ordena a Ramiro que reúna todos os trabalhadores da fazenda para uma caçada em busca do “verme”, referindo-se a Vinícius, o geólogo que se atreveu a se envolver com sua esposa. Antônio insiste em sua determinação de que o homem seja “neutralizado” ainda no mesmo dia.
À medida que a caçada se desenrola, Vinícius, apreensivo, se refugia na mata, vestindo apenas cueca e camisa. Antônio e seus homens empreendem uma busca frenética no local e, finalmente, Ramiro localiza o geólogo, anunciando: “Patrão! Patrão! Encontramos o homem.”
É nesse momento crítico que Antônio confronta Vinícius de forma ameaçadora, disparando em direção ao peito do geólogo.