Em Terra e Paixão, Antônio (Tony Ramos) acaba atrás das grades após sequestrar Aline (Bárbara Reis). Na prisão, ele se envolve em uma discussão com um dos detentos, tentando intimidá-lo. No entanto, o outro preso não se curva diante do fazendeiro e o confronta. Temendo as consequências, Antônio opta por manter o silêncio e se torna motivo de zombaria entre os demais detentos.
A prisão de Antônio é resultado da traição de Ramiro (Amaury Lorenzo), que revela o paradeiro de Aline à polícia. Uma operação é realizada, envolvendo um tiroteio com os peões do fazendeiro poderoso de Nova Primavera. No desfecho, os policiais conseguem render os capangas, e Marino (Leandro Lima) faz questão de algemar Antônio.
Dentro da cadeia, Antônio se desentende com um dos peões, causando incômodo a outro detento que pede silêncio. “O que é isso? Você sabe com quem está falando?“, retruca Antônio, mantendo sua postura desafiadora.
Antônio vira “tchutchuca” na cadeia
O colega de cela, no entanto, demonstra autoridade e chega a chamar Antônio de vovô e velho seboso. “Sei, sim. Com um velho seboso e metido a besta que tá atrapalhando o meu sono! Vou te dar a real, vovô: aqui dentro, é isso que você é! Então, cala a boca e me deixa dormir, antes que eu perca a paciência e arranque a sua língua.“, dispara.
Assustado, Antônio se restringe ao silêncio e se senta, enquanto o outro detento ri da situação.
É importante destacar que a novela é escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, com papéis principais desempenhados por Bárbara Reis, Cauã Reymond, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella, entre outros. A direção geral é de João Paulo Jabur, e a direção artística é de Luiz Henrique Rios.