Nos momentos derradeiros de Terra e Paixão, as reviravoltas tão aguardadas pelo público finalmente se materializam, revelando o nascimento dos filhos de Aline (Barbara Reis) e Caio (Cauã Reymond), o retorno à consciência de Lucinda (Débora Falabella) após o coma, e resoluções emocionantes para diversos casais na trama. Contudo, toda a atenção se volta para o destino de Antônio (Tony Ramos) e Irene (Gloria Pires).
Depois que o pistoleiro contratado para atacar Lucinda admite ter agido sob as ordens de Antônio, o fazendeiro é detido e compartilha uma cela com o próprio pistoleiro.
Revoltado, Antônio entra em conflito com seu colega de cela, que não hesita em ameaçá-lo. “Você! Não tinha que me denunciar! Quando eu sair daqui, vou arruinar a sua vida!”, grita o vilão.
“É melhor ficar quieto e não esquecer que somos só nós dois nessa cela. Eu sou quem pode arruinar a sua vida! Posso muito bem torcer o seu pescoço… Fica caladinho, que eu nem aguento mais ouvir a sua voz”, retruca o pistoleiro, agarrando Antônio pelo colarinho.
Antônio elabora plano de fuga
Antônio, no entanto, não permanecerá muito tempo atrás das grades. Dessa vez, ele precisará arquitetar uma fuga, forçando Silvério (Samir Murad) a organizar tudo com a colaboração de Barão (Marcello Escorel), um velho conhecido.
Enquanto isso, Irene, envolvida em sua própria trama, sequestrará o filho de Graça (Agatha Moreira). Entretanto, ela será traída por Vinícius (Paulo Rocha), que decidirá chamar a polícia. Diante da pressão policial, a madame acabará devolvendo a criança para a mãe antes de desaparecer por meses, mantendo seu destino em suspense.
Cabe ressaltar que Terra e Paixão é uma criação de Walcyr Carrasco, sob a direção artística de Luiz Henrique Rios. O elenco conta com talentosos atores como Barbara Reis, Tony Ramos, Glória Pires, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Suzana Vieira, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Débora Falabella, Rainer Cadete, Tatá Werneck, entre outros.