Na trama de Terra e Paixão, Antônio (Tony Ramos) está prestes a cair em uma armadilha cuidadosamente montada por Agatha (Eliane Giardini). O personagem vilanesco será iludido por sua ex-mulher, permitindo que sentimentos do passado ressurjam e o deixando vulnerável. Paralelamente, Antônio começa a elaborar um plano para encerrar seu casamento com Irene (Gloria Pires).
Agatha corresponderá às declarações apaixonadas de Antônio, incentivando-o a deixar Irene e, assim, conquistar acesso à riqueza do fazendeiro. Apesar de seus sentimentos confusos, Antônio pedirá um tempo para lidar com a situação.
O diálogo revelador ocorre após um encontro surpreendente entre os dois personagens. Antônio inicialmente visita Agatha na pousada apenas para uma conversa, mas as emoções os levam a um beijo e a uma noite juntos. Na manhã seguinte, eles acordam abraçados, e Antônio expressa sua felicidade pela paixão reacendida.
“Eu nunca imaginei que viveria uma paixão tão intensa nesta fase da vida. Ainda mais surpreendente é que é com a mesma mulher por quem me apaixonei pela primeira vez. Parece que estou vivendo um sonho”, confessa o vilão. Agatha responde: “Não é um sonho, Antônio. É a vida nos dando uma segunda chance”.
Antônio revela seu desejo de tornar público seu amor por Agatha e tê-la novamente em sua vida, mas também reconhece a necessidade de um período para resolver sua situação com Irene. Agatha, fingindo conciliação, concorda em esperar o tempo que for necessário, escondendo suas verdadeiras intenções e seu plano de manipulação.
É importante lembrar que Terra e Paixão é uma obra escrita por Walcyr Carrasco, com direção artística de Luiz Henrique Rios, e conta com um elenco que inclui Barbara Reis, Tony Ramos, Glória Pires, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Suzana Vieira, Paulo Lessa, Agatha Moreira, Débora Falabella, Rainer Cadete, Tatá Werneck, entre outros talentosos atores.