Na trama “Terra e Paixão”, Aline (Bárbara Reis) está prestes a se refugiar em um convento afastado de Nova Primavera para escapar da perseguição de Antônio (Tony Ramos). Com a intenção de permanecer em segurança por alguns dias, ela se disfarçará de freira. Contudo, o fazendeiro não apenas a encontrará, mas também a sequestrará, surpreendendo a todos ao revelar seus planos para os netos que estão prestes a nascer.
A decisão de Aline de partir ocorre após o casamento de Lucinda (Debora Falabella) e Marino (Leandro Lima) no capítulo programado para 19 de dezembro na trama. Ela buscará refúgio em um convento localizado em outra região, onde a irmã de Rodrigo (Maicon Rodrigues) reside.
Enquanto isso, Antônio mobilizará seus capangas na busca pela professora, mas ficará frustrado pela falta de pistas sobre seu paradeiro. Durante esse período, Aline viverá seus dias disfarçada de freira, enfrentando a saudade de sua família. Na noite de Natal, Caio (Cauã Reymond) a visitará, acompanhado por João (Matheus Assis) e Jussara (Tatiana Tiburcio).
Para deixar Nova Primavera sem ser percebido, Caio precisará elaborar um plano para ludibriar os capangas de seu pai. Ele contará com a ajuda de Kelvin (Diego Martins), que concordará em manipular Ramiro (Amaury Lorenzo).
Antônio encontra Aline
A mando de Antônio, Ramiro seguirá o carro de Caio, sem saber que, na verdade, são Rodrigo e Luana (Valéria Barcellos) que estão no veículo. Enquanto isso, Caio, Jussara e João vão para o convento no carro de Rodrigo, e conseguirão despistar Ramiro e Antônio. Aline se emocionará ao reencontrar a família.
Contudo, a situação da professora se complicará alguns capítulos depois. Isso ocorre porque, com a ajuda de Berenice (Thati Lopes), Antônio acaba descobrindo o local onde Aline está se escondendo. A informação foi obtida ao ouvir Luana comentar sobre o esconderijo da viúva, e Berenice repassou as informações a “Tonhão”.
Antônio, então, parte com Ramiro em direção ao convento, onde encontram Aline. O fazendeiro ordena que o capanga a sequestre e a prenda em uma tapera.
Frente a frente com Aline, que está desesperada, Antônio responde a sua pergunta sobre o que pretende fazer com seus filhos, demonstrando total falta de compaixão. Ele afirma que pretende colocá-los para adoção assim que nascerem.
Vale destacar que “Terra e Paixão” é escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, contando com um elenco principal composto por Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa. A direção geral é de João Paulo Jabur, com direção artística de Luiz Henrique Rios.