Nos últimos capítulos de “Terra e Paixão”, o mistério por trás da trágica morte de Ágatha (Eliane Giardini) será desvendado, trazendo uma reviravolta surpreendente para o público. Descobrimos que a vilã provocou a própria morte ao ingerir um chá envenenado que originalmente seria destinado a Angelia (Inez Viana). Esses detalhes intrigantes são revelados por meio de um flashback inédito.
Na cena, Angelina observa Ágatha colocando um pó suspeito no chá preparado para ela. Desconfiada das intenções da vilã, a governanta troca as xícaras quando Ágatha se descuida. Posteriormente, a mãe de Caio (Cauã Reymond) acidentalmente bebe a bebida envenenada e começa a sentir falta de ar.
Em um desdobramento tenso, Antônio empurra Ágatha da escada, fazendo-a rolar pelos degraus. Irene (Glória Pires), ao presenciar a rival nas últimas, dispara contra ela, acelerando seu fim. Resta saber se os envolvidos enfrentarão alguma forma de punição.
Eliane Giardini retorna aos Estúdios Globo para gravar a sequência em que Ágatha e Angelina fazem as pazes e brindam com o chá envenenado, revelando, finalmente, a verdade por trás do fim trágico da vilã. Essas revelações impactantes estão programadas para o último capítulo da trama.
A novela, escrita por Walcyr Carrasco, conta com um elenco estrelado, incluindo Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa. A direção geral é de João Paulo Jabur, e a direção artística é de Luiz Henrique Rios.