Em “Terra e Paixão”, a relação entre Agatha (Eliane Giardini) e Angelina (Inez Viana) tem raízes antigas, datando desde os tempos em que Agatha era a patroa na mansão de Antônio (Tony Ramos).
Quando Angelina descobre que sua ex-patroa está viva e detida, ela guarda o segredo com extremo cuidado e parte para o Rio de Janeiro, mantendo-se oculta, a fim de recebê-la no dia de sua libertação da prisão.
Nos episódios seguintes, Angelina revela que sua conexão com Agatha vai além de uma relação de confiança. Angelina, na verdade, nutre sentimentos amorosos pela ex-esposa de Antônio.
O ponto de partida para essa revelação ocorre quando Angelina se aproxima de Agatha com perguntas sobre seu filho mais jovem, Hélio (Rafael Vitti), cuja identidade foi revelada recentemente. Agatha, sentindo-se ameaçada por tantas perguntas, ameaça romper com sua amiga de longa data, dizendo: “Você está duvidando de mim? Que decepção (…) Você é minha única amiga nesta vida. Mas se não confia em mim, não há razão para manter essa amizade.”
A ameaça de Agatha leva Angelina a entrar em desespero, e ela declara seus sentimentos pela ex-patroa: “Agatha, por favor, não diga isso. Me desculpe! Eu nunca vou duvidar de você. Nunca! Você é a pessoa que eu mais amo nesta vida.” Angelina confessa que o que sente é amor e que por Agatha, estaria disposta a fazer qualquer coisa.