As freiras são frequentemente associadas a uma imagem de paz e tranquilidade, já que são mulheres consagradas à Igreja Católica que optam por renunciar à vida comum na sociedade e se recolher em um convento. Lá, desempenham trabalhos altruístas, como obras de caridade e educação de crianças e jovens, atuando ativamente em diversas áreas ligadas a causas benéficas para a sociedade.
No entanto, uma freira específica ganhou destaque nas redes sociais depois de derrubar um homem em um local de construção. O incidente ocorreu na comuna francesa de Saint Pierre-de-Colombier.
O homem em questão visitou a propriedade, que pertence a uma nova construção da igreja, juntamente com outros manifestantes que tentavam impedir a construção da nova igreja, alegando que o projeto causaria danos ao meio ambiente.
Diante da situação, a freira perdeu a paciência e partiu para cima do homem, resultando em ambos no chão. As imagens se tornaram virais e ganharam destaque em um jornal francês com a legenda “A bondosa irmã que enfrenta um ambientalista.”
Énorme ! La bonne sœur qui plaque un écologiste… du grand spectacle en Ardèche où des religieuses défendent le chantier d’un futur centre religieux face aux militants qui bloquent à cause de l’impact sur l’environnement.
🎥 @ferro_nicolas
☝️plaquage non réglementaire pic.twitter.com/3wSyO7s3LO— Léo Chapuis (@leo_chapuis) October 16, 2023
A Família Missionária de Notre Dame emitiu uma declaração apoiando a atitude da freira, alegando que ela não cometeu atos de violência, mas agiu para conter ações violentas e ilegais, além de garantir que seus próprios direitos, que estavam sendo desrespeitados em sua propriedade, fossem respeitados.
No entanto, o ativista defendeu sua ação, mesmo estando ciente de que estavam em uma propriedade privada da igreja e, portanto, infringindo a lei, classificando o incidente como “absurdo em muitos aspectos”. 🙏🏢👩🏭🪶📰