Em Terra e Paixão, Aline (Bárbara Reis) enfrentará sérios problemas quando for acusada de atirar em Antônio (Tony Ramos). Entretanto, essa situação é, na verdade, uma trama armada por Agatha (Eliane Giardini) e o fazendeiro. Marino (Paulo Rocha) se deparará com Antônio ensanguentado e, crendo que Aline é a culpada, a levará diretamente para a delegacia.
Em episódios que serão exibidos em breve, Agatha descobrirá que Gentil (Flávio Bauraqui) deu uma arma a Aline para que ela se protegesse de Antônio. A vilã, então, arquitetará um plano em conluio com o fazendeiro para incriminar a protagonista. Importante ressaltar que, nessa fase da trama, Agatha já estará casada com o rico fazendeiro.
Primeiro, Agatha irá até a escola de João (Matheus Assis) e o levará, inventando que Caio (Cauã Reymond) o espera em casa. Aline, ao descobrir o ocorrido, decidirá ir armada até a mansão de Antônio para resgatar seu filho.
Contudo, Antônio provocará Aline, visando fazê-la perder a calma. Aline, caindo na armadilha, sacará sua arma e a apontará para seu rival. Nesse momento, Agatha a surpreenderá, atingindo-a com um vaso na cabeça, fazendo com que a professora desmaie. A vilã pegará a arma e dará um tiro de raspão em Antônio, antes de colocar a arma novamente na mão de Aline, que permanecerá desacordada.
Após esses eventos, Caio chegará ao local e ficará chocado ao ver seu pai ferido. Aline recobrará a consciência sem compreender o que aconteceu. Agatha, no entanto, mentirá acusando Aline de atirar em Antônio, dizendo a Caio que Aline agiu impulsivamente.
O delegado Marino chegará ao local e informará a Aline que ela está sendo presa em flagrante, deixando a professora perplexa com a situação.
Terra e Paixão, escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, conta com um elenco principal composto por Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa, sob a direção geral de João Paulo Jabur e a direção artística de Luiz Henrique Rios.