Na trama de Terra e Paixão, uma surpresa está a caminho: nos próximos capítulos, Aline (Barbara Reis) faz uma descoberta impactante – ela está grávida. E o pai da criança? Nada menos que Caio (Cauã Reymond)!
A reviravolta ocorre após Aline começar a se sentir mal enquanto está em cima de um trator. Caio percebe a situação e age rapidamente para evitar um acidente. Ele consegue parar o trator e prestar socorro a Aline, que quase desmaia devido ao mal-estar. Preocupado, Caio se oferece para levá-la ao hospital, mas Aline atribui a indisposição a uma queda de pressão devido ao tempo que passou ao sol.
Aline agradece a Caio por seu gesto carinhoso em salvá-la. No entanto, durante o almoço, ela tem outra tontura e é convencida por Lucinda (Débora Falabela) a procurar o hospital.
Lá, Aline passa por exames médicos e, para sua surpresa, o resultado revela que ela está grávida. Essa notícia a deixa em choque, pois acreditava que estava protegida contra uma gravidez. A médica explica que os contraceptivos não são 100% eficazes e prescreve algumas vitaminas.
Aline sai do consultório, ainda atordoada, e chora no carro, acompanhada por Lucinda. Sua angústia não está relacionada à gravidez em si, mas sim ao momento tumultuado de sua vida e à separação de Caio. Ela teme o envolvimento de Antônio nessa situação. “Meu amor por Caio é muito forte, mas o pai de Caio é um monstro. Estou no meio de uma guerra com ele”, desabafa.
Lucinda encoraja a amiga, sugerindo que o bebê pode ser um ponto de virada na batalha que estão enfrentando. Aline concorda, mas permanece confusa e receosa. Ela decide que, por enquanto, não deseja que Caio saiba da gravidez e, ainda menos, que Antônio descubra que seu neto foi concebido pela mulher que ele tanto despreza.