Em “Terra e Paixão”, a personagem Graça (interpretada por Agatha Moreira) está decidida a separar Caio (interpretado por Cauã Reymond) de Aline (interpretada por Barbara Reis).
Para alcançar seu objetivo, ela unirá forças com Jonatas (interpretado por Paulo Lessa) a fim de concretizar seu plano. Mesmo sem intenções de reatar com Caio, Graça conseguirá abalar o relacionamento do casal, trazendo tensões para a trama de Walcyr Carrasco.
Para começar, Graça pedirá a Jonatas, filho de Gentil (interpretado por Flávio Bauraqui), que se aproxime cada vez mais de Aline e permaneça ao lado dela, causando ciúmes em Caio. Enquanto isso, Graça adotará uma abordagem maliciosa. Ela irá até a casa de Caio e deixará uma lingerie no sofá, numa tentativa de seduzi-lo.
A trama dá certo, uma vez que Aline descobrirá a lingerie no local e confrontará Caio sobre o ocorrido, levando a uma discussão entre o casal. Eventualmente, eles percebem que tudo isso faz parte de mais um plano de Graça.
Irritada, Aline decide agir e procura Graça para alertá-la de que não cairá em suas artimanhas, questionando até mesmo a veracidade de sua doença. No entanto, Graça persistirá em seu objetivo de separar os dois, continuando seus esforços para romper o relacionamento do casal.
Assim, Graça e Jonatas trabalharão em conjunto para causar desavenças entre Caio e Aline, resultando em uma série de reviravoltas emocionais na trama. A influência maquiavélica de Graça sobre o relacionamento do casal promete manter a narrativa carregada de tensão e drama.