O casamento de João Pedro (Juan Paiva) começa mal em Renascer. Sandra (Giullia Buscacio) sempre suspeitou que ele não havia esquecido completamente Mariana (Thereza Fonseca), e agora suas desconfianças aumentam.
João Pedro abriga Mariana e Sandra se separa dele
Após o término do relacionamento entre José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Mariana, João decide oferecer abrigo a ela em sua propriedade. Esta decisão leva Sandra a querer pôr um fim no casamento.
O descontentamento de Sandra
Sandra fica decepcionada e decide deixar João Pedro, retornando para o bordel de Jacutinga. Mariana pede para morar na casa de João Pedro, a antiga propriedade de seu avô. João aceita, o que irrita tanto Sandra quanto José Inocêncio.
A tentativa de sedução de Mariana
Mariana, determinada a conquistar João Pedro, lhe diz: “Num tô falando pra você me botá em tua cama… mas não vire a cara pra mim… que esse teu desprezo eu não consigo suportar”.
O final de João Pedro em Renascer
Apesar dos conflitos ao longo da trama, João Pedro terá um final feliz ao lado de Sandra. Na versão original de 1993, ele finalmente supera seus sentimentos por Mariana, que permanece com José Inocêncio até a morte dele.
Se o remake seguir o roteiro original, José Inocêncio sofrerá um acidente e ficará à beira da morte. Para acabar com o sofrimento do pai, João Pedro retira o facão do produtor de cacau nos pés do jequitibá-rei, resolvendo assim todas as questões pendentes com seu pai e seus sentimentos por Mariana.
O destino de Mariana em Renascer
Na versão de 1993, Mariana, interpretada por Adriana Esteves, acaba matando Egídio (Teodoro, na época) para proteger José Inocêncio. O mistério em torno do assassinato é mantido por boa parte da trama.
No final da novela, Mariana opta por deixar Ilhéus após a morte do marido, despedindo-se de João Pedro e Sandra, que têm uma filha juntos.
Em Renascer, Ritinha decide terminar casamento com Damião e deixa Zé Bento com medo do jagunço