Em Terra e Paixão, Aline (Bárbara Reis) enfrentará um momento desesperador ao perceber que João (Matheus Assis) desapareceu ao buscá-lo na escola.
Seu desespero aumentará ao descobrir que Agatha (Eliane Giardini) levou o menino.
Descontrolada, a professora, munida da arma recebida de Gentil (Flavio Bauraqui) para sua proteção, decidirá confrontar a vigarista na fazenda de Antônio (Tony Ramos).
Após seu casamento com Antônio, Agatha planejará uma armadilha para prejudicar Aline.
Nesse ponto da trama, a viúva terá retornado às suas terras devido a uma nova ordem judicial. Ambiciosa, ela também cobiça a posse da terra vermelha, que abriga diamantes enterrados em seu solo.
O ardil começa com a vilã buscando João na escola, provocando Aline e instigando-a a resgatar o filho na fazenda dos La Selva.
A mãe da criança cairá na armadilha, indo armada até a mansão de Antônio. Ao chegar lá, apontará a arma para o fazendeiro, que responderá provocativamente. “Quero que devolva meu filho agora”, exigirá a professora com firmeza.
Subitamente, Agatha surgirá por trás de Aline, atingindo-a com um vaso na cabeça, fazendo-a desmaiar imediatamente.
Agatha, então, pegará a arma de Aline, disparará de raspão contra Antônio e devolverá o objeto às mãos da protagonista.
Em seguida, ela telefonará para a polícia, acusando Aline de ter atirado em seu marido. Marino (Leandro Lima) chegará pouco depois e testemunhará a professora com a arma na mão e Antônio ferido. Diante das circunstâncias, o delegado constatará o flagrante e prenderá Aline.