Agatha (Eliane Giardini) está determinada a separar Antônio (Tony Ramos) de Irene (Glória Pires) e assim finalmente conseguir se apossar da fortuna do fazendeiro em “Terra e Paixão”. Para alcançar esse objetivo, ela elabora um plano contra o ex-marido, e seu plano é bem-sucedido. De fato, Antônio pedirá Agatha em noivado na trama de Walcyr Carrasco.
Tudo começa quando o veterano flagra o carro de Irene entrando em um motel duvidoso junto com Vinícius (Paulo Rocha). “Isso é um absurdo! Irene nunca faria isso comigo!”, protesta ele. Agatha aproveita a situação para provocá-lo. “Você está disposto a seguir adiante e descobrir a verdade?”, instiga a vilã.
Determinado a confrontar a esposa, Antônio decide entrar no motel e flagra os amantes em uma situação comprometedora. Ele perde a calma e ameaça os dois. “Desgraçados! Vou acabar com vocês!”, grita o fazendeiro, deixando os amantes apreensivos. A situação culmina com Vinícius sendo perseguido e baleado, mas sendo salvo da morte.
Pedido de casamento
Em seguida, Antônio solicita o divórcio e convida Agatha para um jantar romântico. No restaurante, ele pede uma garrafa do melhor champanhe. “À minha liberdade! Já estou separado de Irene e pedi o divórcio”, anuncia Antônio. Nesse momento, ele pega uma caixinha contendo um anel de compromisso e pede Agatha em casamento.
“Estou pedindo a sua mão em casamento pela segunda vez na minha vida. Aceita se casar comigo, Agatha?”, pergunta ele. Feliz, Agatha aceita o pedido. “Claro que aceito, Antônio. Sou a mulher mais feliz do mundo”, responde ela. “E eu sou um homem profundamente apaixonado. É como voltar no tempo”, diz Antônio, beijando-a.
Antônio ainda organiza um jantar especial em que anuncia o seu noivado com Agatha, humilhando Irene diante de toda a elite de Nova Primavera.