Em Terra e Paixão, Irene (Gloria Pires) tramou uma emboscada direcionada a Caio (Cauã Reymond), orquestrando a sabotagem do sistema de freios do carro usado pelo enteado. Contudo, por ironia do destino, quem utilizou o veículo foi Daniel (Johnny Massaro), resultando em um acidente fatal.
Nos capítulos seguintes, Agatha (Eliane Giardini) desvendará os eventos daquele dia após Ramiro (Amaury Lorenzo) inadvertidamente revelar o segredo da ex-patroa. Sem hesitar, a vilã confronta Irene e a amedronta com a informação:
“Irene, a sorte está ao seu lado! Após um dia tão tumultuado, foi um presente do destino receber essa revelação tão valiosa.”
Movida pela sede de vingança contra Irene, especialmente após sua farsa com Hélio ser exposta, Agatha invade a residência de Tadeu (Claudio Gabriel) e declara que está ciente de que ela é responsável pela mort3 do filho:
“Não precisa criar uma narrativa complexa para tentar me enganar… Mas que castigo, não é, Irene?”
“Nem nos meus momentos mais brilhantes de genialidade, eu conseguiria conceber um castigo tão terrível… Tirar a vida do próprio filho! Ai… Isso é tão desumano, não acha?”.
Irene sente o impacto, e Agatha revela seu plano para destruir a ex-de Antônio: realizar uma coletiva de imprensa para denunciar a rival.
“Imagine o que os jornais da capital diriam sobre você: ‘A Medeia de Nova Primavera! A primeira-dama do soja acaba com o próprio filho, em busca da sucessão do marido'”, especula.
“Querida, não quero ser pessimista, mas a opinião pública será inclemente! Cuidado, você corre o risco de ser linchada”.
“Estou ansiosa para relatar cada detalhe do que sei à polícia. Poderia ter transmitido essa notícia por telefone, mas nada supera o prazer de testemunhar seu colapso desta maneira”.