Em Terra e Paixão, Agatha (Eliane Giardini) se tornará rival de Aline (Bárbara Reis) e romperá os laços com Caio (Cauã Reymond) após seu casamento com Antônio (Tony Ramos). Ambiciosa por poder, ela forjará uma aliança maléfica com o marido, unindo-se para aniquilar a professora. Nesse embate, Aline enfrentará sérias acusações e pagará por um crime que não cometeu.
Após remover Irene (Gloria Pires) de seu caminho, Agatha finalmente concretizará seu casamento com Antônio. A cerimônia, prevista para o capítulo de 15 de novembro, será interrompida por um presente sinistro de Irene: um caixão e uma coroa de flores. A mensagem ameaçadora no bilhete indica que Agatha não escapará da tragédia.
A essa altura, Irene já será considerada fora de cena para Agatha, que direcionará seu foco para a destruição de Aline, mesmo que isso signifique trair Caio. Nos capítulos seguintes, Agatha descobrirá que Gentil (Flávio Bauraqui) deu uma arma para a viúva, e uma ideia para prejudicá-la começará a se formar.
Determinada a infernizar a vida de Aline, Agatha elabora um plano com Antônio para incriminá-la. Em uma estratégia ardilosa, ela buscará João (Matheus Assis), filho da professora, na escola, sob o pretexto de que Caio o espera. Ao descobrir a artimanha de Agatha, Aline, armada, se dirigirá à casa de Antônio para resgatar seu filho.
Ao confrontar o fazendeiro, Aline sacará o revólver e o ameaçará. Seguindo o roteiro planejado, Antônio provocará a viúva, e Agatha lançará um vaso em sua direção, fazendo-a desmaiar. Agatha pegará a arma, disparará um tiro de raspão em Antônio e devolverá o objeto à professora.
Posteriormente, Agatha ligará para a polícia, alegando que Aline tentou eliminar Antônio. Marino (Leandro Lima) chegará com Caio, constatando os ferimentos no fazendeiro. Aline será acusada injustamente, enquanto Agatha comemora o sucesso de seu plano maquiavélico.
Vale ressaltar que Terra e Paixão é uma criação de Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, com um elenco principal composto por Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa. A direção geral é de João Paulo Jabur, e a direção artística fica a cargo de Luiz Henrique Rios.