Thiago Fragoso parece estar sem noção. No primeiro capítulo de Mania de Você, a nova novela das nove da Globo, o elenco masculino principal foi dominado por homens héteros e brancos: Rodrigo Lombardi, Nicolas Prattes, Chay Suede e Fábio Assunção. Nenhum deles, até onde sabemos, é o Herson Capri ou está namorando Larissa Manoela.
A trama de João Emanuel Carneiro estreou com belas imagens de Angra dos Reis, exibindo um mar verdejante e praias dignas de comercial de bebida. Nesse cenário paradisíaco, Rudá (Prattes), um pescador robusto com ares de “Kubanacan”, e Luma (Agatha Moreira) surgem em um clima romântico, lembrando A Lagoa Azul, quase como Adão e Eva no paraíso. Ao mesmo tempo, Molina (Lombardi) e Mércia (Adriana Esteves), os vilões da história, começam a tecer sua rede de mentiras, aproveitando a morte da esposa de Molina durante o parto para ficar com a herança de uma filha que não é biologicamente dele.
O primeiro capítulo da novela teve como ponto forte a concentração nos quatro protagonistas e nos dois principais antagonistas, estabelecendo as bases da história sem apresentar personagens secundários ainda – Mariana Ximenes, Eliane Giardini e Thalita Carauta, entre outros, ainda não deram as caras. Também não vimos nascer a amizade entre Luma e Viola (Gabz), que promete ser central na trama.
Os primeiros conflitos, no entanto, pareceram superficiais demais, pouco condizentes com uma novela das nove. Luma não quer estudar gastronomia em Paris, enfrenta a oposição do pai, mas rapidamente retorna para ficar com seu amado. E já começamos a ver os típicos absurdos do universo de Carneiro, aqueles que exigem boa dose de boa-fé do público.
Mavi (Chay Suede), recém-formado, chega de lancha à casa onde sua mãe trabalha para pedir um emprego ao patrão dela, sem saber que ele é seu pai. Pouco depois, ao realizar um trabalho para um líder do morro, conhece Viola e se apaixona instantaneamente. Sem muito esforço, ele consegue sair do local com ela, mesmo em meio a um conflito entre o tráfico e a polícia.
Rapidamente, ele pede Viola em namoro e, ao ser rejeitado, continua a segui-la pelas ruas até acabar dormindo ao lado dela debaixo de uma ponte durante uma noite chuvosa. Seria o manual do “macho tóxico e perseguidor”, mas, como o personagem é interpretado pelo galã Chay Suede e com uma trilha sonora romântica ao fundo, somos praticamente obrigados a torcer pelo casal.
Apesar das inconsistências, o primeiro capítulo oferece esperança para os fãs de novelas. Molina comanda “a maior empresa de tecnologia e segurança do Brasil”, e sua obsessão com câmeras de vigilância, em um estilo sinistro de Big Brother, promete gerar conflitos interessantes. Além disso, Adriana Esteves, como Mércia, deve trazer momentos brilhantes. Mesmo que sua personagem seja mais contida do que a icônica Carminha, Carneiro certamente oferecerá a ela cenas memoráveis ao longo da trama.