Um adolescente de 16 anos decidiu pular o muro que dá acesso à casa de um casal de idosos no condomínio onde caiu o avião da Voepass, no bairro Capela, em Vinhedo, interior de São Paulo. Felipe Magalhães Filho ouviu o barulho do avião caindo e, sabendo que os idosos moravam ali, decidiu ajudá-los.
Em entrevista ao G1, Felipe contou que os idosos estavam relutantes em deixar a casa por causa dos animais de estimação, temendo abandoná-los. O adolescente então também ajudou a resgatar os bichos, carregando-os no colo.
“Eu sabia que era um casal conhecido aqui do bairro Capela, então agi como herói e pulei para tentar tirar os senhores da casa, mas eles não queriam sair por causa dos animais [um gato e um cachorro]”, explicou. “Peguei os animais no colo e consegui tirar o casal da casa”, relatou Felipe, que é vizinho do condomínio onde ocorreu a tragédia.
Todas as vítimas estavam no interior do avião
Apesar da queda do avião em uma área urbana cheia de residências, o secretário de Segurança de Vinhedo informou que não houve vítimas fora da aeronave.
Voepass se manifesta após catástrofe aérea
Em nota, a Voepass, anteriormente conhecida como Passaredo e proprietária do turboélice ATR-72 envolvido no acidente, afirmou que está oferecendo todo o apoio necessário aos familiares das vítimas e às investigações. A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) confirmou que o avião tinha autorização para voar até 2026 e havia passado por todas as inspeções necessárias.
Além dos socorristas, equipes de peritos estão em Vinhedo para coletar provas que ajudem na elaboração do laudo pericial. Vídeos feitos por moradores também poderão ser úteis para as análises.