O remake de Renascer introduzirá um conflito inédito envolvendo a morte do bebê de Sandra (Giullia Buscacio) e João Pedro (Juan Paiva), algo que não ocorreu na versão original da novela de 1993.
Sandra perde a filha após um parto prematuro aos sete meses de gestação, causando um profundo impacto na vida do casal. Devastada, Sandra decide terminar seu relacionamento com João Pedro.
Ainda em luto, Sandra planeja deixar a vila e retornar para Salvador, preparando-se para a mudança. No entanto, uma reviravolta acontece quando ela aceita uma proposta de reconciliação de Egídio (Vladimir Brichta). Tentando fazer as pazes com a filha, Egídio lhe oferece a responsabilidade de gerenciar as plantações de cacau em suas terras.
Assim, Sandra e João começam a trabalhar juntos para implementar esse novo sistema nas plantações de Egídio. Eles decidem oferecer emprego aos sem-terra liderados por Tião Galinha (Irandhir Santos), criando um modelo de parceria em que os trabalhadores recebem metade do valor da venda do cacau.
Criada por Benedito Ruy Barbosa, adaptada por Bruno Luperi e com direção artística de Gustavo Fernandez, o remake de Renascer conta com um elenco principal que inclui Marcos Palmeira, Juan Paiva, Theresa Fonseca, Marcelo Mello Jr., Renan Monteiro, Gabriela Medeiros, Vladimir Brichta e Sophie Charlotte.
Em Renascer, Mariana descobre que o roubo do cacau de Zé Inocêncio é obra de Eliana e Egídio