O termômetro vai subir no casarão que pertencia a dona Jacutinga (Juliana Paes). Na semana de Renascer, seu Rachid (Almir Sater) organizará uma noite das arábias, com direito a comida típica e decoração temática. O ponto alto do evento será Dona Patroa (Camila Morgado), ou melhor, Iolanda, vestida de odalisca e ansiosa por uma noite de paixão com o libanês.
Ritinha sai de casa
O clima entre Ritinha e Damião vai de mal a pior. Cansada das traições do marido e cada vez mais envolvida com José Bento (Marcello Melo Jr.), ela espera o marido chegar em casa para avisar que vai dormir na casa de José Inocêncio.
“Mulé minha dorme dentro de casa, Rita!”, reage Damião.
Então, Ritinha tira a aliança do dedo e entrega para ele:
“Pois então chame a ôtra pra esquentá tua cam4!” Com uma trouxa de roupas nas mãos, Rita chega na casa do patrão e dá de cara com Inácia (Edvana Carvalho). A funcionária de Inocêncio escuta a filha dizer que saiu de casa e logo a ampara.
Depois, Inácia pergunta a Rita se ela ainda gosta de Damião.
“Gostá de um home como ele num é amô, é castigo”, responde Ritinha.
Mariana planeja acabar com José Inocêncio
Mariana pede para João Pedro (Juan Paiva) colocar preço na casa que ele mora para que José Inocêncio compre para ela. Porém, depois de conversar com seu pai, o rapaz se encontra com Mariana para dizer que não vai fazer negócio.
“O preço que painho botô eu num posso pagá…”, diz João.
“E que preço foi esse, eu posso saber?”, pergunta Mariana.
“A vida dele”, conta o caçula do fazendeiro. Mariana dá meia volta e galopa pela estrada de terra, remoendo todo o ódio que está sentindo. De repente, ela percebe que chegou na antiga casa do boi, que hoje abriga a imagem da santa. E diante dos pés de Nossa Senhora, Mariana desabafa sobre seu pensamento de matar o marido:
“Eu vim atrás de vingança, e não me orgulho disso, mas eu paguei por todo o ódio que eu tinha com amor… e de que me adiantou todo esse amor? Eu acho que vô Belarmino é quem tava certo: uma guerra só se resolve com sangue… e eu acho que vou ter que pegar em armas pra ir atrás do que é meu!”
Depois do desabafo sobre vingança, Mariana faz um pedido à santa:
“Ou então você me mande um sinal, minha santinha, porque eu mesma não tenho mais esperança de que possa ser de outro jeito.”
Dona Patroa vira odalisca por um dia
Seu Rachid organiza uma festa temática no casarão. Com decoração inspirada no Líbano, seu país de origem, ele faz o maior sucesso no evento com seu alaúde. Um dos destaques da noite é Dona Iolanda vestida como uma odalisca.
No fim da festança, ele começa a tocar novamente o alaúde, até que é surpreendido pela presença de Iolanda.
“Nós não quer ser Iolanda, Dona Patroa nem nada desse! Hoje nós ser o sua odalisca e você, sêo Rachid… você vai ser o meu sultão”, diz a mulher.
Seu Rachid diz que é um homem sério, e ela avisa:
“Hoje nós não quer um homem sério… essa noite nós quer ser mais uma odalisca no seu harém.” Depois, Iolanda entra, aos beijos, com Rachid em seu quarto. Tudo está enfeitado com parte da decoração da festa. E os dois se rendem àquela fantasia e a uma noite cheia de paixão.
Em Renascer, Mariana descobre que o roubo do cacau de Zé Inocêncio é obra de Eliana e Egídio
Em Renascer, Mariana descobre que o roubo do cacau de Zé Inocêncio é obra de Eliana e Egídio