A semana de Renascer traz grandes reviravoltas na vida de muitos personagens. Buba (Gabriela Medeiros) finalmente corresponde aos sentimentos de José Augusto (Renan Monteiro) e se entrega à paixão.
A primeira vez de Guto e Buba
Assim que chegam da viagem, Buba e José Augusto sentem uma atração intensa e incontrolável. Diferente de antes, Buba decide se permitir viver essa paixão e confessa que está disposta a seguir seus sentimentos.
Os dois se beijam apaixonadamente e vão parar no quarto. Os dois deixam o pudor de lado e se entregam à paixão que guardaram por tanto tempo.
Depois de passarem a noite juntos, Augusto declara para a amada:
“Eu nunca fui tão feliz em toda minha vida!”
Volta por cima de Dona Patroa
Joana (Alice Carvalho) conta a Iolanda que Egídio (Vladimir Brichta) ofereceu 200 mil reais para dormir com ela. Iolanda tem uma ideia e pede para Joana fingir que aceita a proposta. Tião, apesar de contrariado, também aceita fazer parte do plano.
Na casa de Egídio, Tião acompanha Joana e surpreende o coronel ao revelar que sabe do acordo. O ex-catador de caranguejo exige os 200 mil reais antes de ir embora com Joana.
Com o dinheiro em mãos, Tião sai e Joana fica a sós com Egídio. O fazendeiro vai para o quarto, e espera por Joana em apenas com a roupa de baixo. Quando ela não aparece, Egídio a procura na cozinha.
Egídio tenta agarrar Joana, mas Tião e Iolanda chegam e flagram a cena.
“Ieu mato ele, Dona Patroa?”, pergunta Tião.
“Não, Tião. Pegue sua mulher e sua família e vá simbora daqui. E eu lhe garanto que não vai ninguém atrás de vocês”, responde Iolanda.
Depois, Iolanda dá um adeus definitivo a Egídio e vai para o casarão que era de Jacutinga (Juliana Paes) com Joana, Tião e as duas crianças.
Teca pega arma de Belarmino
Cansada de ser vigiada na fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira), Teca pede a Mariana para levá-la à casa de Morena (Ana Cecília Costa).
No meio da madrugada, uma força inexplicável faz Teca se levantar e ir até a sala. Na penumbra, ela encontra a velha arma do coronel Belarmino (Antonio Calloni), que morava naquela casa.
Influenciada por uma força sombria, Teca tem visões sobre o dia em que Belarmino morreu e o momento em que o coronel armou uma tocaia para José Inocêncio, usando aquela mesma arma.
Em transe, Teca pega a arma, caminha em direção ao quarto e aponta para Mariana, que também dorme na casa de Morena.
“Agora eu acabo com você… dessa vez você num me escapa… maldito!”, diz Teca, sem consciência do que está falando.
Mariana acorda, desesperada, ao perceber que está na mira de Teca.
Zinha vira popstar da música e conquista uma das mulheres mais lindas de Renascer