Egídio (Vladmir Brichta) se encontra em apuros na trama de Renascer devido à ausência de Dona Patroa (Camila Morgado). Ele se vê envolvido em situações desastrosas que resultam na perda de uma grande fortuna. Além disso, o vilão comete o ato terrível de tirar a vida de José Venâncio (Rodrigo Simas), alterando assim seu destino na novela.
Desesperado para conquistar Joana (Alice Carvalho), Egídio recorre a vários artifícios na tentativa de tê-la ao seu lado. Contudo, suas verdadeiras intenções são descobertas por Tião (Irandhir Santos), o que leva o vilão a enfrentar as consequências de seus atos.
Fim do casamento de Egídio e Dona Patroa em Renascer
De acordo com Clara Ribeiro, do Observatório da TV, a partida de Tião e sua família da fazenda de Egídio desencadeia manifestações em defesa das causas sociais, o que apenas intensifica sua ira. Em um desdobramento posterior, o relacionamento de Dona Patroa e Egídio chega ao fim.
Esse ato é marcado pela transformação da esposa submissa, que encontra um novo amor em Rachid. Enquanto isso, uma nova figura feminina entra na vida de Egídio e ele corre igual um cachorrinho atrás dela: Eliana. Entretanto, a megera determinada a buscar vingança contra os Inocêncio, após ser expulsa e se estabelecer na cidade, especialmente no bordel de Sandra.
Enquanto mantém seu relacionamento com Damião, a vilã também conquista Egídio, levando-o a ponto de torná-la sua herdeira. Desiludida por não receber herança de Venâncio, ela acaba se tornando proprietária da fazenda do crápula após sua morte.
Novo amor para Joaninha
Com a morte de Tião na prisão, Joana se aproxima do pastor Lívio. Além disso, Egídio encontra seu fim em um atentado orquestrado por Mariana.
Zinha avista clima romântico entre Lu e Bento, freia o carro em cima deles e acaba com a pegação