Em Renascer, Mariana (Theresa Fonseca) busca José Inocêncio (Marcos Palmeira) vestindo a manta que pertencia a Maria Santa (Duda Santos), jogada sobre seus ombros e sem mais nada por baixo.
Com uma vela nas mãos, ela se apresenta diante dele quase como uma santa, causando um grande susto no coronel.
Apesar da tentativa de rejeição dele, José Inocêncio não consegue resistir quando Mariana deixa cair a colcha da falecida rival. Os dois acabam se entregando a momentos apaixonados.
Surpreendido, José Inocêncio agarra Mariana pelo braço, como se tentasse acordá-la, num reflexo instantâneo.
“Mas que conversa é essa agora?”, ele indaga. “Eu sou quem você quis que eu fosse, Inocêncio!”, Mariana responde.
“Esse teu jeito agora já tá passando dos limites, não sabe?”, fala o fazendeiro. “Então eu não falo nada… Fico quieta”, ela rebate. Ele a lembra de que já mandou não mexer nas coisas de sua primeira mulher.
“Eu tô dizendo que tô me importando menos com isso, não… Por mim você pode chamá-la o quanto quiser… E pode me chamar pelo nome dela se você quiser, que eu vou lhe atender do mesmo jeito! Eu tô aqui pra lhe servir… Do jeito que você me quiser, Inocêncio.”
Mariana então tira a manta de Maria Santa e se revela. Com uma aura poderosa e determinada, Mariana avança em direção ao coronel.
“Eu te quero do jeito que você é, Mariana… Eu te quero do jeito que te conheci quando você entrou por aquela porta… E virou minha vida de pernas para o ar…“, balbucia o coronel, rendido.
“Então me tome… Que eu quero ser sua outra vez!”, diz Mariana. O clima entre Inocêncio e Mariana esquenta. A cena é interrompida quando os dois desaparecem sob os lençóis.