A complicada relação entre Mariana (Theresa Fonseca) e João Pedro (Juan Paiva) está prestes a desencadear uma reviravolta em Renascer. Revoltada pelo fato de José Inocêncio (Marcos Palmeira) não conseguir superar Maria Santa (Duda Santos), Mariana enfrenta uma crise e começa a questionar se não deveria ter se vingado do coronel:
“Às vezes, eu me pergunto se fiz a escolha certa. Às vezes, eu me questiono se acredito verdadeiramente que ele não foi o responsável pela morte do vô Belarmino. Por que eu me apeguei tanto a ele, vó? Há momentos em que não consigo acreditar que ele seria capaz de algo assim… há momentos em que não consigo duvidar…”
Na trama das 9, Mariana está na cachoeira quando é surpreendida pela chegada de João, que afirma que costuma ir lá para refletir sobre a vida.
“Justamente aqui? Onde você me beijou daquela vez?”, ela provoca.
Ao perceber o rumo da conversa, João Pedro sugere que Mariana saia dali, mas é surpreendido:
“Me beija! Me leva embora daqui, me beija!”
O rapaz consegue se controlar e pede para a madrasta ir embora e voltar para a casa de seu pai. Desolada, Mariana desiste da ideia e retorna para a fazenda, tendo que lidar com a fixação do marido pela ex-esposa.
Na primeira versão de Renascer, exibida em 1993 e escrita por Benedito Ruy Barbosa, Pedro fica com Sandra (Giullia Buscacio) e Mariana termina sozinha, pois Inocêncio morre ao lado do pé de jequitibá, onde havia deixado o facão cravado.
Maria Santa volta do além e alerta José Inocêncio para tomar cuidado com Mariana