Em Renascer, Dona Patroa tomará uma decisão radical após flagrar Egídio assediando Joana. Revoltada com a situação, ela decidirá deixar o marido e sair de casa, levando consigo a filha Sandra.
Ambas se instalarão na antiga casa de Jacutinga, buscando um recomeço longe das confusões causadas por Egídio. Com o tempo, Dona Patroa se aproximará de Rachid, e em um momento de desabafo, revelará um desejo inesperado: tornar-se quenga.
Nessa fase da trama, Dona Patroa enfrentará uma grande decepção ao perceber que Egídio não esperou a poeira baixar após a separação e já estará envolvido com outra mulher. Se os rumos da história não mudarem, o coronel se apaixonará por Eliana, e os dois começarão a morar juntos.
Desiludida com o ex-marido, Dona Patroa desabafará com Rachid. “Olhe que nesse tempo todo meu de casada, eu nunca que pensei de trair o meu marido…”, comentará a mãe de Sandra.
Rachid, tentando consolar, lembrará que agora ela é uma pessoa livre e que Egídio não tem mais controle sobre ela. “Também se fosse, viu… hoje tinha acabado de vez”, responderá a ruiva.
“Então quer dizer que a senhora não está pensando mais nele, no coronel?”, perguntará Rachid, esperançoso. “Oh meu Deus, por que que ainda tou sentindo essa dor?”, lamentará Dona Patroa, revelando a dificuldade de superar a mágoa e seguir em frente.
Dona Patroa quer ser quenga
Nesse momento, Rachid conduz Dona Patroa para dançar, e os dois permanecem abraçados por alguns instantes. “Não diga nada. É melhor ficarmos assim: próximos, em silêncio“, sugere o mascate, apreciando a situação.
“Mas eu preciso falar… Eu quero ser uma quenga agora“, confessa ela. “Quenga??“, Rachid fica surpreso.
“Sim, uma quenga, seu Rachid. Quenga! Uma quenga como as da dona Jacutinga, como as meninas dela, que viviam alegres, felizes, alegrando a vida desses homens, seu Rachid. É isso que eu queria“, explica Dona Patroa, deixando Rachid sem palavras.
Entretanto, ela não consegue se entregar ao libanês, alegando que isso lhe traria remorso. Apesar das palavras de Dona Patroa, Rachid se sente satisfeito, pois percebe que ela sente atração por ele, embora ainda não esteja pronta para se entregar a um novo amor.