Joana (Alice Carvalho) recusou repetidas vezes as investidas do coronel Egídio (Vladimir Brichta), deixando claro que não está interessada em nada além de uma relação profissional.
Ela constantemente encontra maneiras de evitar os avanços de seu patrão, chegando até mesmo a escapar de situações em que o fazendeiro tentou ultrapassar os limites.
Nos próximos capítulos de Renascer, Egídio fará mais uma tentativa de persuadir Joana a permanecer ao seu lado.
Enquanto estava sozinha em casa, Joana recebe a visita inesperada de Egídio. Ele menciona que Tião não compareceu ao trabalho, e Joana explica que o marido saiu de casa com a galinha debaixo do braço. Aproveitando a situação, o coronel faz um comentário irônico sobre o comportamento de Tião:
“Não consigo entender como um homem poderia trocar uma mulher tão bonita como você por uma galinha… Já disse que, se você quisesse, seria capaz de me substituir por dona Patroa, Joana.”
“Peço que o senhor evite fazer esse tipo de comentário…”, pede Joana.
No entanto, Egídio insiste: “Você não faz ideia de quanto me importo com você.” Joana reitera que é uma mulher comprometida e nunca se envolveria com outro homem que não seja Tião.
“Com um homem que não sabe apreciar você, Joaninha. Que não a valoriza como mulher, que a trocou por uma galinha.” […] Eu nunca a trocaria por nada neste mundo… muito menos por uma galinha…”