O louro é um ingrediente chave na culinária, utilizado em diversos pratos, mas também é uma folha com propriedades medicinais, aplicada no tratamento de vários distúrbios de saúde.
Se você anda estressado ou ansioso, o louro pode ajudar a resolver esses problemas. Cientistas descobriram que as folhas de louro são eficazes no combate a essas condições.
Para reduzir a ansiedade, é simples: queime as folhas de louro em um cinzeiro. Faça isso em um ambiente fechado e inspire a fumaça das folhas queimadas por cerca de 10 minutos. A fumaça produzida ao queimar o louro incensará o ambiente, liberando substâncias que ajudam a relaxar o cérebro, acalmando corpo e mente.
Além disso, as folhas de louro possuem diversas propriedades medicinais, sendo diuréticas, antirreumáticas, anti-inflamatórias, digestivas, estimulantes, expectorantes e hepáticas. Elas são úteis no tratamento de distúrbios digestivos, inflamação do fígado, cólicas menstruais, infecções nos ouvidos, infecções na pele, dores de cabeça, flatulência e reumatismo.
As folhas de louro também agem como expectorante em casos de gripe, resfriado, bronquite e outras doenças respiratórias, e contribuem para o emagrecimento ao aumentarem o metabolismo.
Uma forma de aproveitar as propriedades terapêuticas do louro é consumindo-o na forma de chá ou xarope. Para fazer o chá, basta ferver 1 litro de água e adicionar 3 folhas de louro. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 10 minutos. Beba o chá três a quatro vezes ao dia, com exceção de gestantes ou mulheres em fase de amamentação.
Chá de Louro
O que fazer:
- Ferver a água e, no final, adicionar as folhas de louro.
- Desligar o fogo, tampar a panela e deixar em infusão por dez minutos.
- Beber o chá de três a quatro vezes ao dia.
Como fazer:
- Ferva 1 litro de água.
- Adicione 3 folhas de louro.
- Desligue o fogo e tampe a panela.
- Deixe em infusão por 10 minutos.
- Beba o chá ao longo do dia.
Contraindicações: Gestantes ou em fase de amamentação.
Efeitos colaterais: Pode causar sonolência ou irritar o estômago se as folhas forem usadas em excesso.
Xarope de Louro
O que fazer:
- Tomar 1 colher (chá) do xarope de 3 a 5 vezes por dia.
- Aumentar a dosagem se a tosse estiver muito forte.
Como fazer:
- Coloque a água para ferver.
- Quando levantar fervura, adicione as folhas de louro.
- Deixe-as cozinhando com a panela tampada por cerca de 6 minutos.
- Desligue o fogo e deixe esfriar.
- Retire as folhas de louro.
- Transfira o líquido para um frasco.
- Adicione 6 colheres (sopa) de açúcar mascavo.
- Esprema o suco de 1 limão.
- Misture bem até o açúcar se derreter.
Conselho: O xarope obtém excelentes resultados em casos de tosse seca. Pode ser conservado na geladeira por no máximo três dias.
Já o xarope de louro é um dos melhores remédios naturais para a tosse. Para prepará-lo, ferva 150 ml de água e adicione 6 folhas de louro, deixando cozinhar por cerca de 6 minutos. Após esfriar, retire as folhas, transfira o líquido para um frasco e adicione 6 colheres (sopa) de açúcar mascavo e o suco de 1 limão. Misture bem e tome uma colher (chá) do xarope de 3 a 5 vezes por dia, aumentando a dose se a tosse estiver intensa. O xarope pode ser conservado na geladeira por até três dias.