José Bento (Marcello Melo Jr.) discorda do casamento entre José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Mariana (Theresa Fonseca). Convencido de que a neta de Belarmino (Antonio Calloni) é uma interesseira, José Bento persuade Venâncio (Rodrigo Simas) a solicitar a divisão da herança do fazendeiro antes que a cerimônia se concretize.
Mesmo contrariado, Inocêncio acata a exigência dos filhos e convoca João Pedro (Juan Paiva) para uma reunião de família. Através dela, os três deverão sortear qual lote de terra cada um herdará. Mas nos próximos capítulos de Renascer, João também faz um pedido:
“Nesse caso, quero minha terra junto com as do pai!”
José Bento afirma que o sorteio será decisivo, enquanto Venâncio pede que todos cheguem a um consenso. Então, João Pedro questiona:
“Quero saber como ficarão as terras que eram de Belarmino?”
“Elas entrarão no sorteio, como todas as outras”, responde José Venâncio.
Então, João faz uma exigência:
“Pronto, quero ela para mim.”
Bento insiste em repetir que o irmão mais novo não pode decidir isso, afinal, o sorteio será o fator decisivo nessa história. José Inocêncio explica a João que essa não seria a melhor decisão:
“Até porque você sairia em desvantagem! A área que você tem lá seria menor do que a que você teria direito em uma decisão justa, filho.”
João Pedro afirma que não está preocupado com isso, e José Bento aproveita a situação para pedir que respeitem a decisão do irmão mais novo. Inocêncio aceita o pedido do filho e anuncia:
“Nesse caso, João fica com a fazenda que era de Belarmino. O restante será dividido entre vocês três e Zé Augusto, e farão o sorteio.”
Depois, o fazendeiro informa que João já pode tomar posse de suas terras.