Em Renascer, José Inocêncio (Humberto Carrão) tem sido frequentemente aconselhado a esquecer Maria Santa (Duda Santos). No entanto, cada conselho recebido apenas intensifica sua determinação em conquistar o coração de seu grande amor.
“Eu quero fazer as coisas por bem, Deocleciano.”
“Então esquece essa mulé d’uma veiz por todas”, aconselha o amigo.
(Se conselho fosse bom, a gente vendia, né Deocleciano.)
“Eu não sei o que foi… não sei se eu bati a cabeça ou perdi o pouco juízo que tinha… Mas desde que eu vi a Maria Santa, eu não consigo tirar ela da minha cabeça!”
(Ah, o amor ❤️!)
Diante desse sentimento avassalador, ele encarrega Deocleciano e Jupará (Evaldo Macarrão) da desafiadora missão de procurar Venâncio (Fábio Lago) para expressar suas boas intenções em relação à sua filha e fazer uma proposta irresistível.
“Qual é o assunto dessa veiz?”, diz Venâncio secamente.
“Se o amigo me convidá pra entrá, eu lhe digo”, responde Deocleciano.
Apesar de inicialmente não ser convidado, Venâncio acaba permitindo a entrada deles, levando em consideração Deocleciano.
“Sêo Zé Inocênço é uma pessoa mucho boa… tanto que ele tá lá na casa do teu patrão tirâno a limpo aquela tocaia”, defende o amigo do “coronelzinho”.
Deocleciano detalha a tocaia da qual José Inocêncio foi vítima, revelando que os bandidos mortos foram deixados na casa do mandante do crime.
“Eu vim com ôtro interesse… foi o amigo quem puxô esse assunto das tocaia”, explica Deocleciano.
E é nesse ponto que a situação se complica.
“O Coronerzinho Zé Inocênço num qué mais vê ocê trabaiâno pro coroné Belarmino… nem ocê, nem dona Quitéria… e nem Maria Santa.”
Oi? Como assim?
“Meu patrão tá lhe oferecêno um bão pedaço de chão e quantas muda de cacau fô preciso… e vai lhe adiantá argum dinhêro até ocê plantá as sua roça… como nóis tâmo fazêno por lá.”
A conversa se desenrola, a tensão aumenta, até que Deocleciano solta:
“Num vô lhe mintí… o assunto é aquele que o amigo já sabe… a sua minina.”
“Nóis só tâmo a serviço do nosso patrão, sêo Venâncio… e lhe digo que ele é um sujeito de bem… e tem a melhor das intenção”, ainda tenta Jupará.
Mas Venâncio está enfurecido e deixa isso bem claro:
“Vorte lá e diga a seu patrão que num tem terra nesse mundo que pague pela minha fia! E que eu considerei uma farta de respeito mucho grande ele tê mandado ocês até aqui!”