A novela “Terra e Paixão” está prestes a chegar ao seu desfecho, e o autor, Walcyr Carrasco, reserva algumas revelações impactantes para os momentos finais da trama, especialmente relacionadas ao mistério em torno da morte de Ágatha (Eliane Giardini), elemento central que tem movimentado a narrativa.
Conforme antecipado pelo nosso blog, a reviravolta revelará que Ágatha planejava envenenar Angelina (Inez Viana) com um chá mortal, mas a governanta interferiu discretamente, trocando as xícaras. A vilã acabou consumindo a substância venenosa e, posteriormente, caiu da escada. Ao se deparar com a situação, Irene (Glória Pires) atirou nela para acelerar seu falecimento.
Previsto para encerrar em 19 de janeiro, “Terra e Paixão” será sucedida por “Renascer”, remake da novela homônima de Benedito Ruy Barbosa, com Marcos Palmeira, Juan Paiva, Theresa Fonseca, Marcelo Mello Jr., Renan Monteiro, Gabriela Medeiros, Vladimir Brichta e Sophie Charlotte nos papéis principais.
A seguir, confira o resumo da última semana de “Terra e Paixão”:
Capítulo 217 – segunda, 15 de janeiro
Irene fica irritada por não conseguir falar com Vinícius. Vinícius diz a Rodrigo que deseja pagar pelo que fez a Aline. Hélio sugere a Petra que ambos devem dar uma chance para o amor. Petra pede demissão a Antônio. Rodrigo avisa a Vinícius e a Jurecê que Irene está foragida da polícia. Irene contrata Guilherme para produzir documentos falsos. Marino descobre que Angelina envenenou Agatha. Angelina revela a Marino quem empurrou Agatha da escada. Angelina pede perdão a Caio. Marino prende Angelina. Magalhães avisa a Marino que prenderam o suspeito de ter atirado em Lucinda. O pistoleiro confessa a Marino que foi Antônio quem mandou eliminar Lucinda.
Capítulo 218 – terça, 16 de janeiro
Marta dá alta para Ramiro. Vinícius aceita ajudar Aline e Caio na extração dos diamantes. Caio aconselha Vinícius a tomar cuidado com Irene. Antônio e seus capangas são surpreendidos por Marino, que dá voz de prisão a ele. Jonatas conta a Graça que Marino reunirá algumas pessoas na delegacia para contar como Agatha faleceu. Gentil visita Angelina na cadeia e promete que não contará a verdade sobre o crime. Aline e Caio comemoram a prisão de Antônio. Natercinho flagra Anely e Luigi juntos. Graça se desespera ao perceber que Irene levou Danielzinho. Antônio manda Silvério armar sua fuga da prisão. Vinícius finge estar receptivo a Irene quando ela o surpreende no rio. Vinícius se assusta ao ouvir de Irene que ele e Danielzinho serão sua família.
Capítulo 219 – quarta, 17 de janeiro Marino fica sabendo por Jurecê que Vinícius está com Irene. Silvério sente medo ao ser ameaçado por Antônio, e acaba pedindo ao Barão para armar a fuga do cliente. Vinícius aproveita a ausência de Irene e consegue avisar para Marino onde ele e Danielzinho estão. Anely decide romper com Natercinho e ficar com Luigi. Marino surpreende Irene na saída do hotel, e lhe dá voz de prisão. Irene se nega a entregar Danielzinho. Caio visita Antônio na cadeia e confronta o pai. Passam-se alguns meses. Silvério avisa a Antônio que está tudo organizado para a sua fuga. Cristian conversa com Lucinda, ainda em coma, no dia do seu aniversário.
Capítulo 220 – quinta, 18 de janeiro A emissora não divulga o resumo do penúltimo capítulo.
Capítulo 221 – sexta, 19 de janeiro A emissora não divulga o resumo do último capítulo.
Sábado – 20 de janeiro Representação do último capítulo.