O destino de Irene (Glória Pires) está prestes a ser revelado na reta final de Terra e Paixão. A vilã se tornará uma fugitiva da polícia à medida que seus atos criminosos virem à tona. Além do incidente envolvendo Daniel (Johnny Massaro), ela será acusada do falecimento de Agatha (Eliane Giardini) na trama noturna da Globo.
Em breve, Petra (Débora Ozório) admitirá ter testemunhado sua mãe disparando contra a rival na mansão. A narrativa esclarecerá que, antes de seu óbito, Agatha foi envenenada por Angelina (Inez Viana) e, momentos depois, Antônio (Tony Ramos) a empurrou escada abaixo. Posteriormente, Irene chegou e, na presença de Ramiro (Amaury Lorenzo), consumou o ato, atirando várias vezes contra a ex-detenta.
Como se não bastasse, Kelvin (Diego Martins) revelará à agrônoma todos os delitos da antagonista, incluindo a responsabilidade pela morte de Daniel. Em desabafo a Caio, Petra decidirá denunciá-la à polícia. Ramiro e Kelvin testemunharão contra Irene.
Antônio, ao descobrir que a esposa causou a morte do próprio filho, perderá o controle e a expulsará de casa, sem nenhum direito.
Graça confronta Irene
Diante da iminência de prisão, Irene adotará um disfarce com novas vestimentas e acessórios, transformando-se em uma fugitiva da polícia. Inicialmente, ela se esconderá nos arredores de Nova Primavera.
Contudo, antes de partir da cidade, a vilã visitará Danielzinho. Graça (Agatha Moreira) se deparará com Irene abraçando seu filho e entrará em desespero. Nesse momento, a esposa de Antônio insistirá em levar o bebê, mas a loira a confrontará, impedindo-a de sequestrar a criança.