Silvio Santos e a família Abravanel encerraram o ano enfrentando desafios no que diz respeito ao desempenho do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). A emissora, que já ocupou a posição de segunda colocada em audiência no Brasil, perdeu essa posição para a Record há alguns anos e, agora, enfrenta a ameaça da Band.
O cenário de crise de audiência do SBT teve um episódio dramático na quarta-feira (27), quando a emissora, normalmente acostumada a ocupar o quarto lugar nos horários de Renata Fan e José Luiz Datena, foi ultrapassada pela Band em faixas de horário em que costumava ter vantagem.
Desfecho de ano desafiador para Silvio Santos e família com o SBT
A Band superou o SBT em diversas faixas horárias, incluindo a madrugada. O telejornal SBT News, por exemplo, permaneceu quase uma hora na quarta colocação, chegando até mesmo ao quinto lugar no ranking de audiência da Grande São Paulo.
Surpreendentemente, a rede da família Saad conquistou um empate histórico com a rival na média das 24 horas. Ou seja, ao longo do dia, a Globo liderou, a Record ficou em segundo lugar, e Band e SBT dividiram a terceira posição. Para reverter a audiência perdida nos últimos anos, o SBT passará por diversas mudanças ao longo do próximo ano.
Disputa entre SBT e Band
Apenas sete décimos separaram as duas emissoras no período de 24 horas. Apesar de o canal de Silvio Santos ter mantido uma ligeira vantagem sobre a concorrente, com uma média de 2,3 pontos, enfrentou uma queda de 15% em sua audiência em comparação com as últimas quatro quartas. Enquanto isso, a Band registrou uma média de 1,6 ponto, experimentando um aumento de 14% no mesmo período. Segundo os critérios matemáticos de arredondamento, ambas as redes alcançaram uma média de 2 pontos. Os dados do Kantar Ibope foram divulgados pelo site Notícias da TV.