A australiana Lia Marshall decidiu compartilhar em suas redes sociais uma situação que, embora possa parecer incomum para muitos, é mais frequente do que se imagina.
Enquanto trocava a fralda de sua filha de sete semanas, Lia percebeu que um dos dedos do pé da pequena apresentava um aspecto estranho. Embora intrigada, não conseguia identificar imediatamente a razão para essa alteração. “O dedinho estava muito sensível e parecia inflamado, mas eu não consegui identificar a causa imediatamente“, relatou a mãe de Amelie ao 7LIFE.
Analisando mais detalhadamente, Marshall conseguiu identificar o que causava o desconforto na bebê: um fio de cabelo enrolado ao dedo da pequena. Lia tentou remover o fio, mas sem sucesso, pois cada movimento causava dor à bebê. Foi quando percebeu que o cabelo já havia penetrado a camada superficial da pele e se enraizado. Preocupada, a australiana decidiu levar a filha ao hospital.
No hospital, Lia descobriu que a situação era mais séria do que imaginava. Os médicos explicaram que se tratava da Síndrome do Torniquete Capilar, um problema comum em bebês que pode causar lesões, perda de função do membro e, em casos mais graves, até amputação.
Os médicos informaram a Marshall que Amelie poderia passar por uma operação para remover o fio de cabelo. No entanto, para sua alegria, um dos médicos conseguiu remover o cabelo sem a necessidade de cirurgia. O dedo teve um pequeno sangramento ao retirar o fio, mas os cirurgiões asseguraram à mãe que a criança se recuperaria completamente.
Decidindo compartilhar essa experiência assustadora, Lia explicou que queria alertar outros pais para que fiquem atentos, mencionando que estava enfrentando queda de cabelo, uma condição comum após o parto. “Os pais precisam estar cientes de que isso pode acontecer e devem verificar as mãos, pés, roupas e fraldas do bebê”, alertou.