Ramiro (Amaury Lorenzo) optará por uma mudança em sua postura ao assumir seu relacionamento com Kelvin (Diego Martins) em Terra e Paixão.
Isso se evidenciará quando ele se recusar a participar de um plano cruel de Antônio (Tony Ramos) contra Aline (Barbara Reis), onde o patrão pede que ele prejudique a jovem.
Diante da negativa, Ramiro enfrentará represálias do fazendeiro e, consequentemente, será alvo de agressões pelos demais capangas do poderoso na trama de Walcyr Carrasco.
Nesse episódio, o robusto personagem ficará gravemente ferido devido à agressão que sofrerá e receberá os cuidados do ex-garçom.
Contrariado com a decisão de seu subordinado, o pai de Caio (Cauã Reymond) ordenará que seus capangas ajam com violência contra Ramiro, motivado pelo fato de o empregado demonstrar compaixão pela mocinha. Aline, buscando proteção contra o vilão, se esconde na casa de uma freira.
Mesmo com os cuidados de Ramiro, Antônio conseguirá localizar a jovem e ordenará que ele e os demais a sequestrem.
Posteriormente, eles capturarão as duas, com Ramiro armando contra os comparsas e, em seguida, fugindo de carro com ambas. Ao tomar conhecimento do ocorrido, Antônio buscará Ramiro com seus capangas e, ao chegar, exigirá que ele entregue Aline.
No entanto, o amante de Kelvin não obedecerá e ainda apontará uma arma para o patrão. Surpreso, o vilão reagirá: “O que é isso, Ramiro? Quem você pensa que é para apontar uma arma para mim? Você perdeu a noção das coisas?”.
Ramiro responderá: “Desculpa, mas eu não posso deixar o patrão fazer mal nem para a viúva nem para a santinha!”.
O embate se intensificará, levando Ramiro a passar mal. Nesse momento, os capangas aproveitarão para levar Aline e a freira, amarrando e confrontando Ramiro. A sequência deixará dúvidas sobre o destino do personagem, até que ele será encontrado desacordado por Kelvin, que assumirá a responsabilidade de prestar assistência ao amado.