Em Terra e Paixão, Agatha (Eliane Giardini) planeja um retorno inusitado à trama mesmo após seu desfecho trágico. Em um flashback exclusivo, a vilã ressurge como um “presente de Natal”, assombrando diretamente Angelina (Inez Viana) durante o episódio especial veiculado em 25 de dezembro.
Na trama das nove da Globo, enquanto a governanta dos La Selva se empenha na preparação da ceia familiar, ela é abruptamente confrontada pelas lembranças de um momento tenso em que Agatha a interpelou. A discussão, que ocorreu no episódio de 30 de novembro, teve início quando a funcionária indagou a amiga sobre a possibilidade de ela estar envenenando Antônio (Tony Ramos).
Conforme relatado por Carla Bittencourt, do Notícias da TV, no dia da discussão, Agatha expressou a Angelina que o papel desta na mansão era o de empregada, sendo amigas ou não. A vilã reforçou que, como dona da casa, não tinha a obrigação de prestar satisfações nem a ela nem a qualquer outro funcionário.
Desapontada, a governanta refletiu sobre sua posição após a saída da patroa. Compreendeu que, após tantos anos de amizade e dedicação, Agatha não lhe atribuiu nenhum valor, considerando-a apenas uma empregada.
Nesse momento, Angelina é tomada por um flashback até então desconhecido, recordando uma conversa subsequente ao incidente entre as duas. Na ocasião, a vilã pediu desculpas à governanta, afirmando que não tinha a intenção de magoá-la. Contudo, a funcionária mostrou-se profundamente magoada, afirmando que as palavras feriram sua essência. Agatha sugeriu que estavam ali para reconciliar e recomeçar.
A memória desvanece, deixando Angelina visivelmente abalada. Com o retorno aterrorizante de Agatha marcando seu Natal, a governanta lamenta em silêncio que as coisas tenham terminado dessa maneira, sentindo-se agora sozinha e sem amigas para enfrentar o retorno iminente de Irene (Glória Pires).