A intensa paixão de Antônio La Selva (interpretado por Tony Ramos) por Agatha (interpretada por Eliane Giardini) teve consequências desastrosas em Terra e Paixão.
O fazendeiro foi vítima do veneno administrado por sua esposa, quase perdeu todas as suas propriedades e empreendimentos, e viu-se obrigado a ser internado para se recuperar dos efeitos do envenenamento após a morte de Agatha.
Na trama das 21h, após sua saída do hospital e presença no enterro, Antônio surpreende a todos na família ao organizar uma grandiosa festa:
“Hoje, vou promover um jantar para congregar a sociedade de Nova Primavera. Pretendo abrir as portas da minha casa para celebrar os novos horizontes. Eu, Antônio La Selva, retornei, firme e forte, pronto para reiniciar minha vida com grandiosidade!”
O influente magnata de Nova Primavera expressa abertamente seu alívio com a morte de Agatha e decreta que o nome dela não deve mais ser mencionado na mansão La Selva. Essa decisão deixa todos na família chocados com as reviravoltas que ocorreram.