Em Terra e Paixão, Aline (Barbara Reis) enfrentará novos desafios devido a Antônio (Tony Ramos). Nos capítulos seguintes, o vilão assustará novamente sua rival, levando-a a uma situação tão grave que Aline decidirá fugir de Nova Primavera.
Grávida de Caio (Cauã Reymond), Aline buscará refúgio em um convento fora da cidade, contando com a ajuda de Rodrigo (Maicon Rodrigues). No entanto, para permanecer no local, a madre superiora estabelecerá uma condição: Aline precisará usar o hábito religioso e cumprir todas as obrigações e rotinas das freiras. A protagonista aceitará a condição e passará a residir no convento.
Antônio reage negativamente à notícia dos netos
Ao descobrir que será avô dos filhos de sua rival, o fazendeiro terá uma reação extremamente negativa, chegando a ameaçar a vida de seus próprios netos. A revelação ocorrerá por meio de Franco (Gil Coelho) durante a visita de Antônio ao banco. O gerente inadvertidamente soltará o segredo de Aline, deixando o fazendeiro em choque.
Surpreso, Antônio questionará Franco sobre como ele obteve a informação. Franco explicará que soube por Laurita (Bruna Aiiso), que estava no hospital a trabalho e viu Caio lá com Jussara (Tatiana Tiburcio).
Segundo Franco, Aline foi ao hospital, mas está tudo bem com os netos e com Aline. Apesar disso, Antônio, mesmo fingindo simpatia, recusará aceitar a gravidez da rival, revelando seu repúdio à ideia de ter netos filhos de Aline.
O rei da soja tomará medidas drásticas, ordenando que seus capangas sigam Aline e sua família. Aline receberá um bilhete ameaçador, instigando o pânico.
Diante da situação, Aline tomará uma decisão radical, optando por deixar Nova Primavera e buscar um lugar distante onde Antônio não possa encontrá-la. Essa mudança incluirá a separação temporária de Caio, com Rodrigo oferecendo-se para abrigá-la no convento onde sua irmã reside.