Em Terra e Paixão, Luigi (Rainer Cadete) enfrentará um momento de extrema tensão ao ser expulso de casa por Petra (Débora Ozório), sob a influência de Agatha (Eliane Giardini). A vilã apresentará um dossiê contendo detalhes de todos os golpes realizados pelo italiano, levando à decisão drástica de Petra.
Percebendo que Agatha está tramando algo para afastá-lo de Petra, Luigi, determinado a proteger a jovem, buscará ajuda nos próximos capítulos. Ele recorre a Irene (Gloria Pires), formando uma parceria para enfrentar os desafios que se apresentam.
A situação tem início quando Luigi compartilha suas suspeitas com a sogra:
“Petra e o dottore Antônio. Eles estão correndo perigo. É aquela Agatha. Eu desconfio que ela esteja envenenando o dottore Antônio. E ainda temo o que pode acontecer com Petra também”.
Irene, chocada com as informações, toma uma atitude impulsiva e invade a mansão dos La Selva:
“Irene! Você não pode entrar sem ser anunciada! A Agatha… Ela não vai gostar de saber disso”, diz Angelina.
Ignorando as palavras da funcionária, Irene adentra o quarto de Antônio e o desperta com tapas em seu rosto. Ao perceber que ele está dopado, ela solicita a ajuda de Luigi para descer com o fazendeiro:
“Se a Agatha descobre que eu deixei vocês levarem o dr. Antônio, nem sei o que ela vai fazer”, comenta Angelina.
“Estou pouco me lixando para o que ela vai fazer! Eu não vou permitir que essa demônia destrua o que sobrou da minha família”, adverte Irene.
Justo nesse momento, Agatha retorna para casa e flagra a tentativa de sequestro:
“O que significa isso?! Quem deixou essa vagabunda entrar na minha casa?”.
O episódio promete uma intensa confrontação, trazendo à tona uma série de conflitos e revelações.