Na trama “Terra e Paixão”, Marino (Leandro Lima) está firmemente convencido de que Antônio (Tony Ramos) simulou um atentado contra si mesmo para incriminar Aline (Barbara Reis).
Nos próximos capítulos, o fazendeiro é convocado para depor e passa um bom tempo esclarecendo detalhes sobre o tiro de raspão que sofreu no ombro.
Astuto, Marino tenta desgastar o vilão e, finalmente, obtém uma confissão: Antônio revela que Ramiro (Amaury Lorenzo) esteve presente na cena do crime.
A trama se desenrola quando o delegado solicita a Antônio que relate novamente os eventos do dia do atentado.
“Me explique, que eu não entendi muito bem: porque o filho da Aline estava lá na casa?”.
“Mas é a décima vez que o delegado faz essa pergunta. Além disso, a Agatha já não contou sobre isso no depoimento dela?”.
Antônio reitera em detalhes todos os acontecimentos, e Marino formula uma nova pergunta:
“Como foi exatamente que a Aline levou a pancada na cabeça?”.
Irritado, Antônio afirma ter respondido a essa pergunta mais de mil vezes, mas acaba sendo persuadido pelo policial a relatar tudo novamente. É nesse momento que ele se confunde e revela a participação do capanga:
“Na hora que a Aline ia atir4r, a Agatha jogou um vaso na cabeça dela. Pra viúva não me mat4r… Foi isso! Pena que não tenho testemunhas… porque o Ramiro só chegou depois”.
Marino questiona o que Ramiro fazia no local, e Antônio desconversa:
“Ramiro? Quem falou em Ramiro?”.
“Ô Marino, olha o meu estado! Fiquei completamente debilitado, sob efeito de medicações fortíssimas. É evidente que eu me enganei, me confundi”.
Marino não se dá por vencido e pergunta: “Então, o Ramiro não estava lá? Ou estava?”.
Antônio tenta convencer o delegado de que o capanga não estava na cena do crime, mas o noivo de Lucinda decide convocar o funcionário dos La Selva para depor.