Após levar um tir0 de Antônio, Vinícius (Paulo Rocha) se recupera em segredo nas terras de Jurecê (Daniel Munduruku). Lá, o geólogo se aproxima de Iraê (Suyane Moreira), filha do pajé.
Nos próximos capítulos, ela faz um desenho no corpo de Vinícius, e ele aproveita o momento para abrir o coração:
“E o que significa o desenho que você está fazendo em mim agora? Eu só sinto alegria quando estou perto de você. Nesse tempo que eu estou aqui, você me ajudou a recuperar a saúde, mas também a enxergar a beleza das coisas. E eu já disse que você é linda, mas eu sinto que a sua alma é muito bonita também.”
A declaração de Vinícius intensifica o clima, e os dois trocam um beijo.
Mas a história não para por aí! Em outro momento, os dois ficam lado a lado, e Vinícius tenta beijá-la novamente. No entanto, ela se esquiva: “É melhor parar com isso, Vinícius. Aquele beijo nem podia ter acontecido.”
“Por quê? Você não gostou? Eu estou tão encantado por você, Iraê…”, confessa o geólogo. Iraê explica: “A vida de Vinícius é como um rio que corre sem parar. A minha vida é diferente, é vida de terra firme.”
Mas Vinícius não desiste e faz outra declaração para ela:
“Nenhuma memória da minha vida anterior vai apagar o que estou sentindo agora e nesse tempo que estou passando com você, Iraê. Se a sua vida é terra firme, então é em terra firme que eu quero ficar.”
Após essa nova confissão, os dois se beijam mais uma vez.
As primeiras aparições de Vinícius em Terra e Paixão já indicavam sua importância na construção do enredo mais tenso da trama. Não é por acaso que o personagem se tornou uma peça fundamental na jornada de Aline (Bárbara Reis) e Caio (Cauã Reymond) para desmantelar o império sujo de Antônio ( Tony Ramos). Nos próximos capítulos, o beijo entre Vinícius e Iraê marca o início de uma fase complexa, mas esperançosa, na novela das nove.
Desde o primeiro encontro, Iraê já demonstrou um olhar intrigado diante da beleza e da energia que envolvem Vinícius, que, por sua vez, não escondeu o interesse ao se deparar com a personagem, como se estivesse diante de um ser celestial.
O romance surge como um símbolo de esperança em meio a uma fase tumultuada da novela, na qual protagonistas e vilões levam suas principais disputas para os tribunais, com sabotagens cada vez mais desafiadoras nos bastidores.
Com a ajuda de Caio e Aline, Vinícius pode se tornar uma arma imprevisível na luta contra Antônio. Resta saber quais serão as verdadeiras inclinações do geólogo, especialmente após ele expressar seu amor por Iraê. Estará ele disposto a arriscar novamente?