Agatha, uma personagem conhecida por sua aura sombria e passado obscuro, evidencia suas “habilidades” novamente em Terra e Paixão, surpreendendo os telespectadores com sua maestria em envenenar a vida daqueles ao seu redor. A vilã, interpretada por Eliane Giardini, já deixou sua marca cruel em Nova Primavera ao eliminar Ruan (Tairone Valle) e deixar Irene (Gloria Pires) paralisada na cama.
A trama se intensifica nos próximos capítulos, quando Agatha decide aplicar seus conhecimentos venenosos na comida de seu marido, Antônio (Tony Ramos), após se casar novamente e retornar à mansão La Selva. Demonstrando suas habilidades culinárias, a personagem começa a “temperar” os pratos do fazendeiro, levando-o a um estado crescente de debilidade.
Os espectadores são levados ao passado obscuro de Agatha, quando ela era temida na prisão e alcançou o status de uma das líderes entre as detentas. Nesse período, a personagem de Eliane Giardini cultivava uma horta, onde, entre diversas especiarias, plantava ervas venenosas para eliminar suas inimigas. Essas habilidades, agora aplicadas em sua vida como esposa de Antônio, revelam um plano macabro em ação.
O enredo se desdobra com Agatha, após casar-se com o milionário, retornando à mansão La Selva e gradualmente intoxicando seu marido. À medida que Antônio enfraquece, Angelina (Inez Viana), percebendo a deterioração do patrão, começa a desconfiar da mãe de Hélio (Rafa Vitti).
A trama se aprofunda com a descoberta de que Agatha utiliza chás envenenados para alcançar seus objetivos sinistros. A tensão na trama se eleva à medida que a vilã continua a trilhar seu caminho sombrio, deixando os telespectadores ansiosos por desdobramentos ainda mais intensos.