Não teve escapatória! Após ser flagrada em um motel com Vinícius (Paulo Rocha) por Antônio La Selva (Tony Ramos), Irene (Gloria Pires) é obrigada a juntar suas coisas e deixar a mansão.
No entanto, ela não pretende aceitar essa derrota sem uma última cartada e, pior ainda para ela, testemunhar o casamento de Antônio com Agatha (Eliane Giardini).
Irene promete vingança
Ao se encontrar com Antônio para assinarem o divórcio, Irene não perde tempo e emite seu aviso direto: “Enfim, você conseguiu a nossa separação… Mas você, Antônio, vai se arrepender amargamente de me deixar, pra ficar com aquela bandida da Agatha. Essa mulher vai tirar tudo de você, Antônio. Quem sabe até a sua própria vida.”
Antônio, longe de levar a sério as palavras de Irene, a humilha dizendo que vai se casar com uma mulher muito melhor. Irene, por sua vez, não deixa barato e, posteriormente, faz uma ligação misteriosa, encomendando algo para Agatha.
Surpresa macabra no dia do casamento
Chega o tão esperado dia do casamento! Na sala da fazenda, Antônio La Selva aguarda Agatha para a cerimônia. Os violinistas começam a tocar a marcha nupcial, e Agatha entra no salão diante dos olhares dos convidados. De repente, alguns homens entram carregando um caixão.
Antônio, indignado, interrompe a cerimônia: “Que palhaçada é essa?! Quem mandou entregar esse caixão e essa coroa de flores no meio do meu casamento?!”.
Luigi (Rainer Cadete) lê em voz alta o cartão anexado: “É um presente de Irene… destinado à noiva, Agatha La Selva. Está escrito… ‘Querida… Faça bom proveito desse presente… que em breve lhe será muito útil. Você escapou do caixão uma vez… mas agora não terá a mesma sorte!'”.
Antônio furioso ordena: “É um absurdo, um deboche! Isso eu não admito! Coloca esse caixão para fora da casa imediatamente!”.
Para surpresa de todos, Agatha, com voz inalterável, responde: “Peço que ninguém leve em conta o que acaba de acontecer. Na verdade, não aconteceu nada. Antônio, meu amor, eu quero que a cerimônia recomece. Eu vou subir e voltar a descer as escadas, como se nada tivesse acontecido. Não vamos nos deixar abalar por bobagens.”
Hélio busca Petra com remorso
Hélio, atormentado pela culpa de esconder de Petra sua verdadeira filiação a Agatha, decide encerrar a relação. No entanto, durante a festa de casamento, ele procura o quarto da filha de Antônio e desabafa:
“Eu estou profundamente arrependido por ter ocultado aquelas verdades de você, Petra. Se você estiver disposta a me aceitar de volta, ficarei imensamente feliz.”
“Ô, Hélio, claro que quero!”, responde Petra.
Os dois se beijam, e Hélio sugere que se retirem para a pousada. Lá, ela expressa sentir-se melhor e anuncia ter tomado uma decisão.
Petra desabotoa a camisa de Hélio e diz:
“Eu me sinto pronta… para me entregar ao homem que amo.”
Os dois se beijam intensamente, culminando em sua primeira noite de amor.