Na trama envolvente de Terra e Paixão, Emmy (Claudia Raia) é uma verdadeira mestra da malandragem, e não poupa esforços quando se trata de conquistar vantagens. Como mãe de Luigi (Rainer Cadete), ela demonstra uma habilidade singular para se destacar, seja roubando dólares de Anely (Tata Werneck), flertando com Antônio (Tony Ramos), ou mesmo revelando a traição de Irene (Gloria Pires) para Agatha (Eliane Giardini).
Após colaborar ativamente para derrubar a matriarca La Selva, Emmy se vê diante da segunda parte de seu acordo: a necessidade de deixar Nova Primavera para sempre. No entanto, antes de partir, ela decide fazer uma visita ao closet de Irene. Com astúcia, ela seleciona as joias mais preciosas pertencentes à esposa de Antônio e as apropria para si, justificando para si mesma: “Estas joias não farão falta a Irene; afinal, ela já possui tantas. Mal notará que peguei este relógio e essa correntinha de ouro”.
Entretanto, no decorrer desse trajeto, surge um imprevisto. Luigi, o filho de Emmy, percebe que sua mãe partiu sem se despedir, o que o deixa apreensivo e o leva a investigar o que está acontecendo. Rapidamente, ele descobre que sua mãe roubou os dólares que Anely havia guardado em segredo em seu quarto.
Movido pela determinação de fazer justiça, o italiano parte em perseguição a Emmy em seu carro e a alcança no meio do caminho. Diante do impasse, Emmy concorda em devolver o dinheiro à nora, mas insiste em manter as joias de Irene como seu tesouro pessoal, recusando-se a entregá-las.