Paulo Lessa e Barbara Reis gravam as cenas de “Terra e Paixão” em que Jonatas e Aline descobrem que ele perdeu o movimento das pernas após levar um tiro. O rapaz ficará consternado ao receber o diagnóstico do médico. A exibição dessas cenas está programada para quarta-feira, 1 de novembro.
Jonatas expressa sua angústia ao ouvir as notícias: “Então, eu não vou mais conseguir andar? E como vou cuidar das minhas terras? Auxiliar meu pai? Como vou…?”, questiona ele ao entender a gravidade da situação.
Aline pede calma, mas Jonatas continua bastante tenso. O profissional médico esclarece que o diagnóstico “ainda não é definitivo”.
Jonatas, emocionalmente abalado, reage com indignação e lágrimas: “Não posso acreditar. Não acredito! A minha vida acabou, Aline! Acabou!”

A infelicidade de Jonatas começa quando Antônio (Tony Ramos) fez um acordo obscuro ao contratar um pistoleiro de aluguel para eliminar Aline.
Esse arranjo sinistro foi intermediado por Setembrino, o criminoso que falsificou provas contra Marino (Leandro Lima) com a colaboração de Ramiro (Amaury Lorenzo).
Nos próximos capítulos, o pistoleiro comparece ao bar onde Aline está se divertindo com amigos. Ele escolhe uma mesa em um canto escuro do estabelecimento, ocultando discretamente sua arma sob o casaco, pronta para atacar a viúva.
No entanto, quando o pistoleiro finalmente aperta o gatilho, Jonatas se lança heroicamente à frente da bala para proteger nossa protagonista.
Minutos antes desse ato corajoso, o pistoleiro fica inquieto ao ver Aline dançando na pista. Com medo de fracassar em sua missão, ele arma uma cilada para imobilizar a viúva, pedindo a um cúmplice que cause uma confusão para distrair seu alvo por alguns preciosos segundos.
O desconhecido tenta forçar Aline a dançar, ignorando suas recusas. Isso leva Jonatas a enfrentar o agressor em um confronto físico. Nesse momento crítico, Aline fica sozinha e diretamente na linha de tiro.
Alertado pelo pajé, Caio (Cauã Reymond) chega ao bar, avista o pistoleiro e grita para Aline, alertando-a a tomar cuidado. Em questão de segundos, Aline percebe a ameaça, o pistoleiro dispara, mas Jonatas se joga na frente de sua amada.
O filho de Gentil (Flavio Bauraqui) é atingido e cai ferido, ensanguentado, no chão.
Terra e Paixão: Aline invade festa, humilha Antônio e faz grave ameaça ao fazendeiro