Na trama de “Terra e Paixão”, Antônio (Tony Ramos) recorre à ajuda de Agatha (Eliane Giardini) para flagrar Irene (Gloria Pires) com Vinícius (Paulo Rocha) na cama de um motel.
Em um acesso de fúria, o produtor rural humilha sua esposa e ameaça seu amante. Nesse momento, Irene se coloca entre os dois, protegendo Vinícius do marido enfurecido, evitando que ele atire no rival.
“Saia da frente, Irene! Saia, eu quero eliminar esse indivíduo que entrou em minha casa, sentou-se à minha mesa, como se fosse meu aliado, enquanto seduzia minha esposa”, grita o pai de Caio (Cauã Reymond). Temendo por sua vida, Vinícius consegue escapar de Antônio quando o produtor rural é apreendido pela polícia.
Emengarda entrega Irene
Em outra parte da trama, Emengarda (Claudia Raia), uma vigarista experiente, chega a Terra e Paixão com a intenção de aplicar golpes.
Sem um centavo desde seu último divórcio, ela se dirige a Nova Primavera com a intenção de se aproximar de seu filho, Luigi (Rainer Cadete).
Instalada na casa dos La Selva, Emengarda, também conhecida como Emmy, está de olho em todas as movimentações da casa. Depois de usar seu charme com Antônio, a vigarista descobre um dos segredos de Irene: seu relacionamento com Vinícius.
Espertamente, Emmy segue Irene quando percebe que a dona da casa se afasta para atender uma ligação e ouve-a marcando um encontro.
“Desculpe, Emmy, mas você terá que terminar o café da manhã sozinha. Preciso me arrumar para sair. Tenho um compromisso inadiável”, avisa Irene.
Emmy age como se acreditasse na desculpa e pede um táxi assim que sua anfitriã sai:
“Siga aquele carro! Rápido”, pede ao motorista.
Em seguida, Emmy flagra Vinícius entrando no veículo da esposa de Antônio e tira fotos da cena. A perseguição continua, e a mãe de Luigi fica chocada ao vê-los entrando em um motel.