Na trama de “Terra e Paixão”, Antônio (Tony Ramos) reage com intensa raiva ao descobrir que Vinícius (Paulo Rocha) está envolvido romanticamente com Irene (Gloria Pires).
Nos próximo capítulos, o fazendeiro parte em busca de vingança e, em meio a um confronto, dispara um tiro que atinge Vinícius. Mais tarde, Ramiro (Amaury Lorenzo) confirma a morte de Vinícius, e Antônio decide que seu capanga deve se livrar do corpo, lançando-o em um rio.
Anteriormente, Agatha (Eliane Giardini) obtém evidências de que Irene é amante de Vinícius com a ajuda de Emengarda (Claudia Raia), mãe de Luigi (Rainer Cadete). Agatha consegue fotografias e vídeos que comprovam o envolvimento dos amantes. Ela entrega esse material a Antônio para que ele possa flagrar a traição pessoalmente.
Agatha arma um encontro no motel onde Irene e Vinícius costumam se encontrar, fazendo com que Antônio surpreenda os amantes em um momento comprometedor. Uma confusão se desencadeia no motel, e Vinícius consegue escapar, enquanto Antônio parte furioso atrás dele.
Num primeiro momento, Antônio é detido devido às ameaças que fez contra a vida de Vinícius, mas ele logo é libertado. A partir desse ponto, Antônio inicia uma busca incansável por Vinícius, contando com a ajuda de Ramiro e outros capangas.
Durante a perseguição, Antônio dispara contra Vinícius, causando ferimentos graves. Ramiro confirma a morte de Vinícius, e Antônio ordena que o corpo seja descartado no rio.
Entretanto, a história toma um rumo inesperado, uma vez que o corpo de Vinícius não é encontrado por ninguém. Isso levanta a possibilidade de uma reviravolta na trama, sugerindo que Vinícius poderia retornar para se vingar de Antônio.
É importante mencionar que “Terra e Paixão” é uma obra escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, com um elenco principal que inclui Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa. A direção geral é de João Paulo Jabur, sob a direção artística de Luiz Henrique Rios.