O surgimento da verdadeira mãe de Luigi (Rainer Cadete), Emengarda (Claudia Raia), promete trazer ainda mais reviravoltas à trama de Terra e Paixão. Ela passará a pressionar o falso italiano, exigindo dinheiro em troca de não denunciá-lo para a família La Selva. Apesar de tentar evitá-la, Luigi levará um verdadeiro xingamento dela na trama de Walcyr Carrasco.
Em uma situação incômoda, Emengarda continuará ligando insistentemente para o jovem, afirmando que foi expulsa do hotel onde estava hospedada e agora se encontra sem cartões e sem lugar para dormir. Ela o pressiona, declarando: “Agora eu preciso de dinheiro. E é você, Luigi, quem vai me ajudar.” O bonitão tenta argumentar: “Ma no! Come io vou fare questo?” Mas Emengarda é firme: “Eu estou indo ao seu encontro em Nova Primavera, você queira ou não queira!” Sua determinação assusta Luigi, que tenta evitar que ela vá até Goiás.
Em seguida, Emengarda chega ao bar da cidade e informa aos funcionários que é uma parente distante dos La Selva, o que gera fofoca e agitação na cidade.
Mais tarde, Emengarda surpreende a família La Selva em sua mansão. Luigi fica preocupado, pois contratou uma atriz para fingir ser sua mãe no dia de seu casamento com Petra (Debora Ozório). Ele também almeja a sucessão de Antônio (Tony Ramos) e, portanto, se vê obrigado a dizer que Emengarda é sua tia, exceto para Irene (Glória Pires), que já conhece toda a verdade.
É interessante notar que, na trama, as mulheres desempenham papéis de vilãs e chantagistas. Irene já havia sido uma das vilãs, e agora Emengarda se junta a esse grupo, criando uma dinâmica intrigante na história de Terra e Paixão. Essas personagens complexas acrescentam tensão e emoção à trama, mantendo os espectadores envolvidos com suas artimanhas e reviravoltas. 📺😱🌟