Em “Terra e Paixão”, Aline (Bárbara Reis) conquistará uma vitória significativa no tribunal, impedindo Antônio (Tony Ramos) de obter acesso aos seus diamantes. Nos próximos episódios, ela conseguirá persuadir o juiz a emitir uma liminar que ordena que o fazendeiro pare a extração de pedras preciosas da terra vermelha. Importante notar que, nesse ponto, Vinícius (Paulo Rocha) já terá transferido a fazenda de Aline para o nome de Irene (Tony Ramos) e seu marido.
Inicialmente, Aline demorará a perceber que caiu em um golpe, só percebendo quando receber uma ordem de despejo em 03 de outubro. Ela será forçada a deixar sua fazenda. Sem a renda proveniente de sua plantação, ela enfrentará dificuldades para sustentar a família e decidirá procurar emprego.
Em cenas que serão exibidas em breve, Cacá (Igor Angelkorte) contratará Aline como contadora de seu salão. Além disso, Jussara (Tatiana Tiburcio) começará a trabalhar como cozinheira na pousada de Lucinda (Débora Falabella).
Aline vira o jogo
Enquanto isso, Antônio estará correndo contra o tempo para extrair os diamantes do solo da terra vermelha. Aline, com o auxílio de Rodrigo (Maicon Rodrigues), entrará com um pedido na justiça para desfazer o golpe que sofreu.
O advogado explicará: “Além do processo criminal em andamento, eu entrei com uma liminar, solicitando a suspensão da extração dos diamantes pelos La Selva”. Aline receberá uma excelente notícia em breve: “O juiz entendeu que, na dúvida sobre a posse das terras, o doutor Antônio terá que interromper a exploração das pedras! Em outras palavras, nada de diamantes até o fim do processo!”, revelará Rodrigo, gerando uma grande explosão de alegria na professora.
É importante mencionar que a novela é escrita por Walcyr Carrasco e Thelma Guedes, com Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Tony Ramos, Glória Pires, Agatha Moreira, Débora Falabella e Paulo Lessa nos papéis principais. A direção geral é de João Paulo Jabur, e a direção artística é de Luiz Henrique Rios.