Uma verdadeira bomba virá à tona nos próximos capítulos de Terra e Paixão. Isso porque a novela revelará ao telespectador que Hélio é filho legítimo de Agatha e que os dois, Hélio (Rafael Vitti) e Agatha (Eliane Giardini), estão mancomunados desde sempre com o objetivo de roubar toda a fortuna pertencente aos La Selva na trama de Walcyr Carrasco.
Vale ressaltar que o rapaz é fruto da relação dela, Agatha, com Evandro (Rafael Cardoso), um médico que fez o parto de Caio (Cauã Reymond) e fugiu com Agatha. Nisso, o casal subiu ao altar, fazendo, então, com que Agatha, a vilã, tomasse posse da grana dele, além de ela ter dado à luz a Hélio. Depois, o homem foi morto, e Agatha chegou a ser acusada pelo crime. Só para se ter uma ideia, ela foi presa e ainda ficou impossibilitada de retornar para a sua cidade natal e se reerguer.
Porém, a oportunidade surgiu somente agora, tendo, portanto, Hélio como parceiro em suas tramoias. No mais, Agatha também falou várias vezes que o terceiro filho que ela teve, se referindo justamente a Hélio, a despreza. “Nunca mais falei com ele. O rapaz não quer saber de mim, me odeia, porque acredita que sou a culpada pela morte do pai”, alegou Agatha, em meio a uma conversa com Antônio (Tony Ramos).
No entanto, o público verá que tudo não passou de uma farsa, afinal, os dois estiveram na pousada trocando ideias constantemente. Logo após, serão exibidas cenas de flashback de mãe e filho batendo papo nos quartos. Só lembrando que houve uma vez em que Agatha expulsou o herdeiro de seu dormitório, já que ela se mostrou receosa pelo fato de ambos poderem vir a ser vistos juntos.
E não será só Anely (Tatá Werneck) que desconfiará da proximidade dos dois, Petra (Debora Ozório) também terá a mesma impressão, mesmo sem sequer saber que o loiro, Hélio, é irmão de Caio e de Jonatas (Paulo Lessa).