Em “Terra e Paixão”, Agatha, interpretada por Eliane Giardini, continua firme em seu plano de extrair uma quantia significativa de dinheiro de Antônio, papel de Tony Ramos. Com sua aparência meiga e seu jeito persuasivo, ela consegue manipular o fazendeiro de tal forma que ele começa a fornecer uma generosa mesada para sustentá-la em Nova Primavera por um longo período. No entanto, o que Agatha não esperava é que Irene, vivida por Glória Pires, descobriria toda a trama e ficaria chocada com o golpe executado por sua maior rival.
Inicialmente, Irene flagra Agatha na porta do banco e não perde a oportunidade de fazer um comentário irônico: “Agatha… Não me diga que você já abriu uma conta em Nova Primavera, não é? Você é bem rápida, hein”, debocha. Claro que a primeira esposa de Antônio não deixa essa provocação passar em branco e responde com uma revelação impactante: “Abri uma conta, sim. E agradeço pela generosidade… sua e a do seu marido”, deixando claro que a rival não faz ideia da quantia substancial que Antônio está lhe concedendo.
Irene, perplexa com essa informação, lança um insulto: “Tem certeza de que Antônio não te contou? Por que será?”, revelando seu desdém pela situação.
Ao investigar mais a fundo, a mãe de Petra, interpretada por Débora Ozório, descobre a extensão do esquema e fica chocada ao perceber que Agatha está recebendo uma quantia considerável de dinheiro de Antônio. Ela conversa com Silvério, vivido por Samir Murad, e ele compartilha suas preocupações: “É uma quantia vultosa. Aliás, eu mesmo estou preocupado porque… enfim, eu acho que a dona Agatha quer tirar dinheiro do doutor Antônio.”
A trama, escrita por Walcyr Carrasco e estrelada por um elenco talentoso, incluindo Bárbara Reis, Cauã Reymond, Johnny Massaro, Agatha Moreira, Débora Falabella, entre outros, continua a cativar o público com suas reviravoltas intrigantes e conflitos emocionais. A direção é de João Paulo Jabur, com direção artística de Luiz Henrique Rios.